Dicas para abrir uma assistência técnica de computadores

0

Atualmente, cerca de 30% dos brasileiros têm um computador em casa. Então, abrir uma assistência técnica de computadores é uma ótima opção se você tem o conhecimento necessário.

Por isso, se você quer abrir seu próprio negócio saiba que uma assistência técnica é uma ótima opção, já que nos próximos 20 anos ao menos 80% dos brasileiros devem ter um computador de uso pessoal em casa, todos eles, clientes em potencial para o seu negócio.

Mas montar um negócio não é fácil e não ter um embasamento pode complicar tudo. Então, a BH Tech Informática separou as principais dicas para que você possa abrir uma assistência técnica de computadores lucrativa.

Saiba como abrir uma assistência técnica de computadores com essas 7 dicas

Como montar uma assistência técnica de computadores

Um dos principais segmentos de prestação de serviços hoje, a assistência técnica é um negócio muito promissor. Se você vai abrir a sua, precisa saber algumas dicas para ter um negócio de sucesso, vamos a elas:

1- Conheça seus investimentos básicos

Se você é técnico em manutenção de computadores e quer abrir seu próprio negócio, saiba que este é um dos empreendimentos que menos precisa de investimento. Algumas pessoas usam a própria casa para oferecer os serviços.

Mas, se você for procurar um espaço,  também não é necessário um espaço que possua vários cômodos, uma sala é o suficiente.

Basta ter a refrigeração adequada, um balcão para atendimento e as  ferramentas necessárias para montar, desmontar e manusear os aparelhos.

Somando os gastos iniciais com aluguel, documentação, pintura, compra de balcão, das ferramentas e compra e instalação do ar condicionado, você deve gastar (chutando alto) R$ 5 mil.

2 – Tenha qualidade e agilidade

Se você pensa em investir nessa área, faça um planejamento financeiro e saiba que o retorno do investimento é de menos de um ano.

Principalmente se você atender com agilidade e qualidade sua clientela.

Mas, como já foi dito: é preciso atender com rapidez e qualidade. Você precisa atender seu cliente com eficiência e excelência e para isso você precisa ser qualificado, ter experiência e conhecimento.

Sempre que você puder faça cursos, estude e se atualize. Você precisa aprender a desenvolver seu serviço da melhor maneira possível e com o máximo de qualidade e agilidade possível.

O cliente de uma assistência técnica de computadores sempre vai em busca do local que tenha os profissionais mais qualificados e com um prazo de entrega curto.

Se você oferecer isso aos seus clientes irá crescer rápido e terá um ótimo retorno financeiro.

3 – Analise a concorrência

Se você vai abrir uma assistência técnica de computadores já deve saber que sua concorrência é bem ampla. Porém, isso não deve ter deixar preocupado.

Você precisa – além de ser ágil e oferecer um serviço de qualidade – ter diferenciais na sua empresa. Para isso, você vai precisar realizar uma pesquisa de mercado e entender seus concorrentes.

Só então você poderá entender quais as falhas deles e quais serviços importantes não são oferecidos por eles.

Fazer uma especialização em manutenção de peças como recuperação de hard disk, o popular HD e placa-mãe, são exemplos de serviços que poucos profissionais da área prestam.

Além disso, é interessante investir em manutenção de notebooks, já que a procura é muito grande. Juntar todo seu conhecimento com um prazo de entrega curto fará com que você se destaque.

4 – Tenha parcerias e fornecedores de qualidade

Às vezes, o simples fato de você trabalhar com pacotes de softwares originais já é um grande diferencial. Muitas assistências técnicas e profissionais autônomos trabalham com o Windows pirata, por exemplo.

Garantir ao cliente que ele terá em seu computador ou notebook o software original é um ponto muito importante e mostra qualidade no seu serviço.

Por isso, uma dica muito importante para o funcionamento da sua assistência técnica é a busca por parcerias e fornecedores. Você precisa trabalhar com peças e softwares originais, para garantir a qualidade do seu serviço e a tranquilidade do seu cliente.

Esteja em contato com as principais lojas de informática da sua região, assim você terá fornecedores de peças. O MercadoLivre também oferece produtos assim, mas cuidado com a reputação do vendedor.

Ser uma assistência técnica autorizada de empresas de computação é outro diferencial que pode alavancar sua empresa. Não são todas as assistências que são autorizadas.

Então, entre em contato com uma representante aqui no Brasil e verifique qual o processo para se tornar uma assistência autorizada. Vale a pena investir nisso.

5 – Agregue valor ao seu negócio

Hoje, o número de aparelhos celulares é muito maior que o número de pessoas. Se você já sabe ou tem interesse em mexer com celulares ou tablets, agregar mais um serviço para sua empresa será um diferencial.

Tem pessoas que tem mais de um celular e, geralmente, ficar longe do celular é muito difícil. Então, oferecer manutenção de celulares pode ser uma ótima jogada para sua empresa.

Seu cliente poderá resolver os problemas na sua loja com qualidade, segurança e rapidez, e o mais importante: confiança. Ele já conhece seu serviço e terá certeza de um trabalho bem feito, mesmo que nunca tenha levado o celular deve até você. Ele vai confiar.

6 – Invista em contatos de manutenção com empresas

Ter clientes avulsos ou individuais é interessante, mas ter contratos com empresas que precisam de manutenção de computadores é uma ótima opção. Por isso, pense grande.

Feche parcerias com empresas que têm muitas máquinas. Existem várias possibilidades como os ramos da educação, tecnologia, agências de publicidade e comunicação, além de  escritórios de qualquer ramo.

Para atender este tipo de cliente você vai precisar ser muito ágil e trabalhar com softwares e peças originais. Além disso, quanto maior a empresa, maior vai ter que ser sua equipe.

Você vai precisar aumentar sua equipe, que deverá ser qualificada e ter todos os conhecimentos necessários para trabalhar em tempo hábil sem deixar de lado a qualidade. Pois, empresas geralmente precisam das máquinas em prazos mais apertados e você precisa agir com muito profissionalismo nestes casos.

7 – Divulgue o seu negócio na internet

Utilize diversas estratégias de marketing digital para divulgar o seu negócio, exemplos:

  • Faça anúncios no Google Ads em palavras-chave relacionadas a sua prestação de serviços
  • Trabalhe com Facebook Ads para aumentar a exposição da sua marca
  • Faça um trabalho de médio longo prazo de SEO (Otimização para mecanismos de busca)

Se você seguir todas estas dicas depois de ter um plano de negócios todo traçado e detalhado, você vai conseguir abrir uma assistência técnica de computadores sem problemas e terá tudo para ter uma empresa lucrativa e de sucesso.

Leave A Reply

Your email address will not be published.