Pular para o conteúdo

Como recuperar a senha do Meu INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS, possui inúmeros beneficiários que contam com os serviços que esta entidade oferece. Nesse sentido, a plataforma Meu INSS visa otimizar os serviços deste órgão e oferecer ainda mais conforto e comodidade para os seus beneficiários.

Anúncios

Contudo, alguns imprevistos podem acontecer, como a perda da senha cadastrada. Nestes casos, o usuário dos serviços do INSS deverá recuperá-la para continuar utilizando a plataforma Meu INSS tranquilamente. 

Portanto, nós da BH Tech Informática vamos te ensinar o passo a passo, explicando detalhadamente como recuperar a senha do Meu INSS, através do site, ou no aplicativo oficial. Acompanhe a leitura para entender como você pode ter acesso novamente à senha perdida.

Leia também:

Como de recuperar a senha do Meu INSS: Guia 2022

É possível recuperar a senha do Meu INSS seguindo alguns passos simples, mas de duas maneiras diferentes.

Anúncios

Este procedimento pode ser feito pelo site oficial do Meu INSS, com validação dos dados por e-mail, celular e internet banking. Ou ainda através do aplicativo oficial, confirmando o acesso com sua validação facial .

Veja abaixo as duas formas de recuperar essa senha:

Recuperação da senha do Meu INSS pelo site

Caso você opte por recuperar a sua senha pelo site do Meu INSS, atente-se para as etapas que devem ser seguidas a fim de que você consiga recuperá-la.

1. Acesse o site do Meu INSS e selecione a opção “Entrar com gov.br” e ignore por enquanto o banner escrito “esqueci minha senha” que está ao lado.

Anúncios

2. Após escolher esta opção, você será redirecionado para um site externo, o gov.br, por onde foi criado o login e a conta utilizada para ter acesso aos serviços virtuais do Governo.

3. Informe o seu CPF no campo adequado e agora sim clique em “Esqueci minha senha”.

4. A próxima etapa consiste apenas em confirmar que o solicitante é uma pessoa real. Assim, é preciso clicar na opção “Não sou um robô” e logo após em “Avançar”.

5. Uma vez realizadas todas as etapas anteriores, o próximo passo é escolher a melhor opção de recuperação de conta. O sistema apresenta alternativas de acordo os dados que você cadastrou, mas as mais comuns são através do e-mail, celular ou internet banking do seu banco.

6. O mais simples é fazer através do e-mail e ao clicar na opção, você receberá um código específico em sua caixa de entrada, o qual precisará ser confirmado. Para receber o código, clique em “Não sou um robô” e “Enviar código”.

Lembre-se de verificar o lixo eletrônico do seu e-mail caso o código não apareça em sua caixa de entrada. Ao recebê-lo, você deverá copiá-lo e inseri-lo no campo adequado. Depois, clique em “Avançar”.

7. Agora sim, é só criar uma nova senha e repeti-la para confirmar e recuperar o seu acesso no Meu INSS. Não esqueça de clicar em “Concluir” para finalizar o procedimento.

Para utilizar o celular para validar os dados, os passos são os mesmos, confirmando o número que receber no aparelho na mesma página. Já para confirmar através do Internet Banking, cada banco tem um caminho diferente.

De forma resumida, temos:

  • Bradesco: Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI)
  • Itaú: Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS
  • Caixa Econômica Federal: Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS
  • Santander: Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária
  • Banese: Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI;
  • Banrisul:  Menu Serviços > Criar Código INSS;
  • Sicoob: Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI.

Conteúdo relacionado: Como instalar o aplicativo gov.BR

Recuperação da senha do Meu INSS pelo aplicativo

Para utilizar essa opção, você precisa ter instalado o aplicativo Meu INSS no seu celular. Os passos são idênticos a recuperação de senha através do site, confira pela imagem abaixo.

Como de recuperar a senha do Meu INSS: Guia 2022
Como recuperar a senha do Meu INSS: Guia 2022

Além das opções citadas acima, fazendo através do aplicativo você pode recuperar a senha utilizando a sua validação facial através da câmera do celular.

O que é o Meu INSS?

Já pensou em ter acesso a todos os serviços da Agência de Previdência Social com apenas um clique? Esta é a proposta da plataforma Meu INSS.

Esta ferramenta foi desenvolvida para facilitar a vida dos beneficiários do INSS e tornar as atribuições do órgão ainda mais acessíveis para os seus usuários.

Para utilizar o Meu INSS é necessário apenas ter acesso à internet, tendo em vista que a plataforma pode ser utilizada tanto pelo computador quanto pelos smartphones. 

Basta criar um cadastro, que pode ser feito diretamente no site ou baixando o aplicativo no celular, e criar uma senha.

É importante ressaltar que, para utilizar o Meu INSS, é preciso possuir uma conta ativa no gov.br. Além de viabilizar o acesso à plataforma do Meu INSS, a conta no gov.br também propicia o acesso a todos os serviços disponíveis no site. 

Quais são os serviços que o Meu INSS oferece?

Como mencionamos anteriormente, a plataforma Meu INSS dispõe de vários serviços que podem ser utilizados pelos beneficiários da instituição.

Conheça abaixo alguns serviços oferecidos:

  • Aposentadoria por idade e por tempo de contribuição
  • Salário maternidade
  • Pensão por óbito
  • Auxílio-doença
  • Benefícios assistenciais
  • Pagamento de benefício não recebido
  • Recurso e revisão
  • Agendamentos
  • Carta de concessão

Estes serviços, anteriormente solicitados nas agências, de forma presencial, agora podem ser requisitados virtualmente, no conforto de casa.

Esse foi o passo a passo da BH Tech Informática ensinando como recuperar a senha do Meu INSS, utilizando o site ou aplicativo. Gostou do conteúdo? Considere compartilhar nas suas redes sociais para nos ajudar a atingir um público maior. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário ao final da página.

10 comentários em “Como recuperar a senha do Meu INSS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *