Como recuperar dados perdidos ou deletados gratuitamente no Windows PC

Não importa se você é um administrador de sistemas experiente, um especialista em TI ou um entusiasta de PC, provavelmente já encontrou um produto EaseUS pelo menos uma vez.

Estamos falando de uma das mais importantes empresas/fornecedores de software de soluções de recuperação de dados, com milhões de usuários ativos (privados e comerciais) em mais de 180 países e áreas.

Introdução

Fundado em 2004, o EaseUS está constantemente lançando software para tarefas como backup e recuperação de dados e gerenciamento de partições.

EaseUS Data Recovery Wizard Free é basicamente um programa de recuperação de dados grátis que permite aos usuários recuperar arquivos e pastas excluídos por engano de várias mídias de armazenamento, incluindo disco rígido, pen drive, cartões de memória, e assim por diante.

E a versão mais recente, além de suportar a recuperação de dados, também pode reparar fotos e vídeos danificados da câmera, Gopro e Drone.

Como o EaseUS Data Recovery Wizard funciona

Depois de instalada e iniciada, você recebe com o seguinte painel, que será o ponto de partida de todas as nossas sessões de recuperação:

Essa é basicamente uma interface do gerenciador de arquivos projetada especificamente para nos ajudar a identificar e recuperar nossos arquivos ausentes/perdidos/excluídos.

No menu superior, uma opção de filtro também pode ser usada para filtrar tipos de arquivos específicos, arquivos não recentes e assim por diante.

Se você precisar de opções adicionais, também poderá clicar filtros avançados no item inferior.

Enquanto você navega no Explorador de Arquivos pela árvore de pastas, procurando pelos arquivos, uma verificação mais efetiva (verificação profunda) será executada em segundo plano por toda a unidade.

A verificação profunda é muito mais “intensa” da verificação rápida e definitivamente levará muito mais tempo para concluir, dependendo do tamanho da unidade. Os resultados da verificação serão mostrados em painéis separados, na parte esquerda da janela

Visualizar antes da recuperação

Um recurso interessante que eu gostei é que todos os arquivos “encontrados” podem ser visualizados antes de serem recuperados com um clique com o botão direito do mouse:

Eu, pessoalmente, achei muito prático, especialmente ao recuperar alguns arquivos específicos com nomes não identificáveis (imagens/fotos, arquivos PDF etc.) entre uma grande quantidade de “irmãos” que eu não queria recuperar.

Comparar Edições

Diferentemente da maioria das versões de teste, o EaseUS Data Recovery Wizard Free permite acessar todos os recursos mais importantes – e até recuperar os arquivos!

A única limitação é o tamanho máximo dos arquivos que você poderá recuperar, que para a edição gratuita tem um limite de 2 GB.

No entanto, você ainda poderá ver todos os arquivos, mesmo quando pressionar essa limitação, portanto, você poderá escolher entre comprar a edição profissional ou não, dependendo do que a ferramenta encontrará.

Conclusão

O EaseUS Data Recovery Wizard é definitivamente uma ferramenta válida para recuperar arquivos excluídos e funcionou bem em todos os nossos cenários de teste, podendo recuperar dados excluídos de uma partição existente, de uma partição excluída, de uma partição corrompida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.