Como saber a velocidade da minha internet?

[Resolvido]

Home/Informática/Como saber a velocidade da minha internet? [Resolvido]

Como saber a velocidade da minha internet? Essa é uma dúvida comum dos clientes e leitores aqui do site da BH Tech Informática.

Ao contratar um plano de internet de qualquer operadora, nós como consumidores desejamos saber se realmente estamos recebendo a velocidade contratada.

A forma mais simples de testar a velocidade da internet é utilizar sites conhecidos popularmente como “Velocímetros”, mas antes precisamos fazer algumas considerações.

Como testar corretamente a velocidade da sua internet

A maneira mais eficiente e correta de testar a velocidade da sua internet é ligando um cabo de rede diretamente do modem da operadora no seu computador ou notebook.

Digamos que você escolha um dos sites que listamos abaixo e perceba que a velocidade está bem abaixo da contratada (pequenas variações são comuns), ao ligar para fazer a reclamação a primeira instrução do atendente será essa.

A operadora não pode se responsabilizar por exemplo por um problema no seu roteador particular e não garante a entrega de velocidade na conexão Wi-Fi (explicamos logo abaixo).

Se você faz a reclamação e solicita um técnico para verificar o defeito e ao chegar ao local ele percebe que o problema não é de responsabilidade da operadora, será cobrado uma taxa de visita na sua próxima conta.

Porque preciso utilizar um cabo de rede?

A conexão Wi-Fi está mais sujeita a interferências e o desempenho está diretamente ligado a qualidade e estabilidade do sinal.

Objetos como telefone sem fio e espelhos podem facilmente atrapalhar a comunicação dos dispositivos, diminuindo a qualidade do sinal e consequentemente a velocidade da internet.

É comum acontecer do teste via cabo receber 100% da velocidade contratada e na conexão Wi-Fi obter 50% ou menos, isso também está ligado a qualidade do próprio roteador e do receptor Wi-Fi do seu equipamento (computador, notebook ou smartphone).

Porque preciso utilizar o cabo diretamente no meu computador?

Se você utiliza um roteador a parte por qualquer motivo, existe a possibilidade desse equipamento estar danificado e comprometer a a entrega da velocidade contratada da internet, por isso a operadora sugere que você faça o teste diretamente entre o modem e o seu computador.

Feito essas considerações, listamos abaixo as três melhores opções de “Velocímetros” para você testar a sua conexão.

Melhores sites para testar a velocidade da internet

# Speedtest 

O Speedtest.net é o nosso preferido, é um site que possui uma medição confiável e além da velocidade de download, testa também o ping (muito importante para quem gosta de jogos online) e taxa de upload, que é a velocidade que você consegue enviar arquivos para a internet (geralmente 10% da velocidade de download).

Para testar basta acessar o site (link acima) e clicar em “Iniciar teste”, conforme imagem abaixo.

Speedtest - Teste de velocidade da Internet

Aguarde alguns instantes e o resultado será exibido na tela, no nosso caso conseguimos obter no teste 100% da velocidade contratada junto a operadora de 15 Mbps.

Speedtest - Resultado teste de velocidade

Outra vantagem do Speedtest é possuir um aplicativo para Android e iOS, o que nos permite comparar a velocidade obtida via cabo e a velocidade recebida via Wi-Fi dos smartphones.

Confira abaixo o resultado via Wi-Fi, utilizando o próprio roteador da operadora.

Teste de velocidade utilizando roteador da operadora

Perceba que utilizando o roteador da operadora conseguimos obter praticamente a mesma velocidade do teste via cabo.

Confira abaixo o mesmo teste, utilizando um segundo roteador (mais antigo) que temos instalado aqui no nosso laboratório, perceba que a velocidade foi bem inferior, por isso é importante seguir as instruções que demos acima antes de iniciar o testes.

Teste de velocidade utilizando um roteador particular

Em ambos os testes utilizamos o mesmo smartphone e estávamos literalmente do lado do roteador.

# Brasil Banda Larga

O Brasil Banda Larga é um dos sites que as operadoras indicam para você testar a velocidade da sua internet, também é muito funcional e simples de usar.

Tem como vantagem em relação ao Speedtest.net o fato de não possuir propagandas.

Para utilizar também é muito simples, basta clicar no botão “Iniciar” e esperar os testes.

Teste de velocidade do Brasil Banda Larga

Nos nossos testes a medição foi muito próxima do Speedtest.net em todos as etapas, download, upload e latência (ping).

# Minha Conexão

Utilizamos o site Minha Conexão mais como um tira-teima, mas se for a sua preferência ele também funciona bem, apesar de sempre ficar com a velocidade um pouco acima dos outros e com um pouco de excesso de propaganda no site.

O teste se inicia automaticamente assim que você abre o site.

Mas nossos técnicos gostariam de fazer um alerta, utilizando como exemplo esse site.

Confira na imagem abaixo o que destacamos em vermelho:

Velocímetro do site Minha Conexão

Não siga instruções para instalar qualquer tipo de software no seu computador sem ter certeza do que está fazendo, sob o risco de encher o sistema de supostos softwares para correção de erros, que mais atrapalham do que ajudam o seu computador.

O que você vê na imagem é uma propaganda e é muito provável que após a instalação esse programa exija que você compre a licença para resolver os problemas por ele indicado.

Algumas dicas adicionais

Sempre orientamos os nossos clientes e leitores em questões básicas de informática, como utilizar sempre o melhor antivírus, ter cuidado ao clicar em links de qualquer tipo de site, atenção redobrada para instalar programas e cuidado com Pen Drives.

Os testes para saber a velocidade da internet podem ser comprometidos se o seu computador tiver infectado com algum tipo de malware.

Fora isso, programas simples e gratuitos como o CCleaner são mais do que suficiente para fazer uma limpeza básica do sistema.


Gostou do tutorial “Como saber a velocidade da minha internet?” Você também pode enviar a sua dúvida e ser respondido por um dos nossos técnicos, para isso basta entrar em contato, será um prazer para nossa equipe poder ajudar nossos leitores e clientes!

Como saber a velocidade da minha internet? [Resolvido]
5 (100%) 1 vote
2017-04-24T13:37:56+00:00 abril 11th, 2017|Informática|