Dicas básicas e práticas sobre WordPress

O WordPress é uma ferramenta sensacional para projetos web, porém existem muitos macetes que fazem dele uma plataforma indispensável para quem deseja ter mais qualidade em seus projetos.

E se você ainda não tem o seu blog, crie o seu saiba mais.

Uma das suas grandes vantagens é poder contar com plugins que disponibilizam funcionalidades extras em diversos aspectos do seu site ou blog.

Para você que não conhece ou mesmo se conhece pouco sobre o WordPress, veja neste post algumas dicas básicas e práticas para aproveitar ainda mais a plataforma.

Dicas básicas e práticas para melhorar o seu site WordPress

Quem não quer ter mais produtividade com um site bonito e funcional? Para ganhar tempo com suas postagens, configurações e layout veja as dicas abaixo.

Agende posts facilmente

Se a sua ideia é criar um blog para entretenimento ou mesmo para ganhar dinheiro na internet, o agendamento de postagens é uma funcionalidade especial que já vem “de fábrica” no WordPress.

Com isso, você pode programar as suas postagens diretamente na plataforma e assim manter a frequência do conteúdo e gerar tráfego para o seu site ou blog.

Teclas de Atalho

Os atalhos são funcionalidades que muitas vezes não são notadas no WordPress, porém essas facilidades podem agilizar bastante o trabalho na plataforma.

Veja alguns exemplos:

  • Para transformar o texto em um H1: Shift + Alt + 1
  • Para H2 e outros cabeçalhos: Shift + Alt + 2 (e assim sucessivamente)
  • Para inserir um parágrafo tecle: Shift + Alt + 7
  • Para alinhar o texto ao centro: Shift + Alt + c

Se você quiser ficar “fera” nos atalhos é só clicar no ponto de interrogação que fica na barra do editor do WordPress. Lá tem todos os atalhos disponíveis.

Deixe as urls mais amigáveis e legíveis

Para tornar o seu site ou blog mais profissional é recomendado alterar a estrutura das urls, pois apresentá-las no formato “post/123” transmite certo amadorismo.

Alterar as estruturas das urls é simples, veja como fazer: Vá até à opção “Configurações > Links Permanentes > Estrutura Personalizada”. É nesta opção que é possível configurar as urls.

Use plugins para diversas situações e incremente o seu site WordPress

Os plugins são ferramentas indispensáveis ​​no WordPress, pois são eles que acrescentam novas funcionalidades para o seu site ou blog e torna tudo mais fácil.

Logo abaixo confira alguns dos principais plugins que não podem faltar no seu site ou blog. Eles estão divididos por áreas para facilitar o entendimento das suas finalidades.

Para SEO do site

Sem boas práticas de SEO não há como se destacar no universo web. Por isso, para facilitar esse trabalho você pode instalar o plugin Yoast SEO.

Esse plugin mostra as principais mudanças estruturais que devem ser feitas no seu site ou nas postagens do seu blog para que se obtenha bons resultados com SEO.

O plugin é gratuito, mas também conta com funcionalidades extras na sua versão paga.

Para velocidade do site

A velocidade de carregamento de um site diz muito sobre o seu desempenho e qualidade. Principalmente em questões de SEO.

Um dos plugins mais recomendados para essa finalidade é o WP Fastest Cache. Ele é fácil de ser executado e conta com funcionalidades essenciais para qualquer projeto.

Com apenas um clique é possível limpar os dados armazenados do site, reduzir recursos HTML e CSS. E a versão premium conta com funcionalidades ainda melhores.

Para segurança do site

Mesmo sendo uma plataforma sensacional, não tem como falar em WordPress sem pensar em formas de manter a segurança do seu site.

O Wordfence é um dos plugins mais famosos e completos para manter a segurança do seu site ou blog WordPress.

Ele conta com segurança do login, firewall, bloqueio de IP, monitoramento e varreduras para encontrar possíveis falhas e infecções de vírus.

Para postagens

Além das funcionalidades nativas do WordPress para a edição de textos e postagens, também é possível contar com plugins que ajudam a deixá-los ainda mais interessantes.

Para facilitar a leitura e criar um índice com os principais tópicos do seu post é interessante utilizar o plugin Table of Content.

O que ele faz é criar um índice a partir dos textos com as tags H1, H2, etc. e assim possibilitar que o leitor vá direto ao tópico que mais lhe interessa.

Para e-commerce

Se a sua ideia é criar um e-commerce no WordPress, então essa tarefa pode ser muito mais fácil com o plugin WooCommerce.

Esse plugin é perfeito para ser usado na plataforma e uma das soluções preferidas quando o assunto é vender pela Internet.

Ele é gratuito e também conta com recursos premium onde promete que qualquer um possa vender qualquer coisa pela internet com funcionalidades exclusivas e práticas.

Conclusão

O WordPress de fato é uma ferramenta fantástica e por isso é um dos CMS’s mais utilizado no mundo inteiro, graças à sua facilidade de uso e infinidade de recursos.

Por fim, se você é iniciante e já quer começar a aproveitar ao máximo o que a plataforma tem a oferecer, comece explorando as nossas dicas. Certamente o seu site ou blog vai ficar ainda melhor.

Dicas básicas e práticas sobre WordPress

2018-08-14T12:59:51+00:0009/08/2018|Tecnologia|0 Comentários

Deixar um comentário