Dicas para melhorar a internet wifi de casa

É difícil encontrar uma residência atualmente que não tenha conexão com a internet. O Wi-Fi já é popularmente conhecido no mundo todo e ele permite que centenas de pessoas compartilhem suas vidas nas redes sociais e conversem com seus familiares e amigos independentemente do lugar onde estejam, conectando pessoas que estão até mesmo do outro lado do mundo.

No entanto, nem tudo é mil maravilhas. Dependendo da sua internet e do seu sinal, é comum lidar com alguns problemas relacionados à sua conexão, mas eles acabam prejudicando a sua experiência na internet. A seguir, você poderá conferir algumas dicas para melhorar a internet Wi-Fi de sua casa. Confira!

Coloque o seu roteador em um local adequado

O local onde seu roteador será instalado é de grande importância e influência bastante em como o sinal será distribuído para todas as peças de sua casa. É importante analisar bastante o local onde ficará o seu roteador, pois como ele funciona com ondas, qualquer obstáculo no caminho poderá atrapalhar a sua conexão.

De preferência, o roteador deve ficar em um local alto, ficando livre de qualquer objeto que pode ficar ao seu redor. Dessa forma ele também consegue se espalhar para todas as regiões. Você ainda pode optar por instalar o seu roteador no ambiente da casa onde a internet mais será usada.

Atualize todos os seus aparelhos

Manter os seus aparelhos sempre atualizados também ajuda a garantir mais velocidade. O aparelho que fornece o Wi-Fi está sempre evoluindo e, consequentemente, possui novas atualizações que precisam ser instaladas para garantir sua integridade e velocidade. Por isso, sempre confira se o seu roteador está devidamente atualizado.

Há quatro padrões para redes sem fio, sendo o padrão N o mais rápido, tendo a capacidade de transmitir e receber dados em até 600 Mbps. Para conseguir uma conexão ainda mais rápida, o seu roteador deve ser compatível com o padrão N e seu computador deve ter uma placa de rede que suporte esse formato.

Evite que seu sinal seja roubado

É comum que o sinal seja roubado e isso pode atrapalhar muito a sua conexão e a velocidade da sua internet. Além de já ter uma senha cadastrada para o uso do seu Wi-Fi, o que é essencial, você também deve optar pelo padrão de segurança WPA, que é um dos mais avançados. O ideal é que, após escolher esse padrão de segurança, você cadastre uma nova senha que misture números e letras.

A sua senha ainda deve ser alterada com frequência para evitar que se alguém tenha descoberto, continue-a usando. Evite também colocar o seu nome no Wi-Fi, coloque qualquer outra palavra que impeça a identificação da sua rede.

Instale um repetidor

Caso você tenha adotado as dicas anteriores e o sinal não tenha melhorado, talvez a solução seja outra. O sinal pode estar sendo prejudicado caso você more em uma casa com muitos cômodos, paredes muito grossas ou com mais de um piso. Nesses casos, o mais indicado é aderir a um repetidor de sinal.

Gostaram da dicas pessoal? Sugestões de outros artigos, podem deixar nos comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.