Qual a diferença do antivírus doméstico e o antivírus corporativo?

Mesmo com os avanços tecnológicos implantados no desenvolvimento de sistemas de seguranças para computadores, os cibercriminosos ainda conseguem cumprir com o objetivo de danificar muitas máquinas ou até coletar dados e informações sigilosas ao ter acesso a esses equipamentos sem o consentimento dos proprietários.

Como estamos cada vez mais dependentes de nossos computadores para qualquer tipo de finalidade, neles contêm todas as informações necessárias para aplicação de golpes e até documentos. Por isso, podemos dizer que instalar antivírus no computador não é somente uma medida preventiva, mas sim uma providência essencial para manter a sua segurança digital!

É comum que computadores corporativos até já tenham sistemas de antivírus confiáveis providenciados pela própria empresa, mas em caso de notebooks e desktops pessoais é necessário procurar por um antivírus doméstico.

Atenção: vale lembrar que quando o computador ou notebook empresarial não tenham nenhum antivírus, o melhor é também providenciar uma versão corporativa – desde que isso seja conversado com a empresa (quem sabe você até incentive todo o corpo empresarial a usar antivírus da maneira correta e possa recomendar a marca de sua preferência?).

Por que usar antivírus?

Quando o assunto é navegação online, o melhor é estar seguro para garantir que o sistema operacional do seu computador não seja corrompido! Por isso é tão importante ter acesso a um antivírus completo e de sua confiança.

É até incoerente se perguntar “por que usar antivírus” quando, na verdade, a questão deveria ser o oposto! Ainda que você não saiba como os programas de  antivírus funcionam, só o nome desse tipo de software já indica algo positivo e que vai contribuir com o seu computador.

Sendo assim, não faz sentido achar que o antivírus pode de alguma forma danificar a sua máquina.

Mas, se o seu problema é memória, já dá para compreender o porque não utiliza esse tipo de recurso – sendo uma questão de não conseguir ao invés de não querer.

Normalmente, todo download antivírus grátis ou pago vem com a opção de varreduras nos arquivos do seu computador para verificar se existe algum tipo de vírus ou outro malware presente na máquina. Essa ação é uma das mais importantes de um antivírus!

Se você não pode/consegue ter acesso a esse sistema de segurança, o melhor é procurar por meios de usar scanner antivírus online e limpa vírus online.

Assim você consegue se proteger, mesmo que provisoriamente, de todos as pragas digitais que se escondem nos arquivos baixados em seu computador.

O que são scanner antivírus e limpa vírus online?

Como já é de se imaginar, o scanner online serve para escanear um arquivo de seu computador para descobrir se há vírus no equipamento (faz a varredura) e o limpa vírus elimina tais vírus detectados.

Tendo acesso a esses mecanismos você poderá detectar e remover qualquer malware, vírus, ransomware e outras ameaças da internet sem ter que instalar antivírus.

Tanto o limpa vírus quanto o scanner online são bem fáceis de se usar, e vale lembrar que essas ferramentas podem ser executadas mesmo quando o computador tiver o próprio sistema de antivírus.

A vantagem é que são extremamente eficientes para cumprir com o objetivo do usuário em se livrar dos vírus presentes no seu computador.

Outro benefício é poder realizar inspeções e usar tais programas de segurança sem nenhum compromisso, ou seja, sem nenhum tipo de registro ou cadastro. Isso garante que a verificação é feita realmente de forma gratuita conforme o prometido.

A diferença entre a verificação de vírus online para o uso de um programa tradicional de limpa vírus é que todo o trabalho é feito em um servidor na própria internet.

Como é importante manter uma regularidade mensal de verificação de infecções e arquivos suspeitos, recomendamos que faça inspeções online com frequência e não deixe de tentar encontrar uma forma de conseguir instalar o antivírus, porque só com esse programa será possível ter proteção contínua e automática com detecção e limpeza aprimoradas para o seu computador.

Uma ideia é passar suas fotos, documentos e outros arquivos para um HD externo, tendo só o essencial na memória de seu computador – inclusive o antivírus.

Somente esse tipo de proteção conta com armazenamento de dados e consegue reconhecer qualquer tipo de vírus (até os mais recentes se o programa for devidamente atualizado).

Tendo um antivírus você está protegido até quando o vírus não for identificado pelo scanner online!

Como assim? É possível que o vírus não seja identificado?

Como existem arquivos e códigos programados de maneira mal intencionada para ter ações discretas e sigilosas, nem sempre o seu computador vai apresentar sintomas que está infectado por vírus ou malwares.

Se ao ler isso veio a tona questões como “o que acontece quando um arquivo age de modo suspeito?” ou “é possível que algum vírus não seja identificado pelo banco de dados do antivírus”, fique tranquilo! Esses programas são desenvolvidos tendo sim a solução para isso e muito mais.

A resposta para as duas questões apresentadas é a mesma: opção da quarentena!

A quarentena é usada para quando o programa de segurança utilizado não identifica ao certo se está lidando com algum tipo de praga e manda o arquivo suspeito para uma espécie de “prisão”. Assim, o arquivo fica isolado até que seja reconhecido por alguma atualização nas “fichas” das ameaças.

Com isso, fica mais do que provado que o antivírus nunca é dispensável, mesmo sendo cauteloso com o que você acessa na internet!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.