Estudo aponta que a maioria dos computadores possui software desatualizado

//Estudo aponta que a maioria dos computadores possui software desatualizado

Um estudo atualizado (Março/2017) do Antivírus Avast, chamado PC Trends Report Q1 indicou que mais da metade (52%) dos computadores do mundo rodam algum tipo de software desatualizado.

Desde plugins essências como o Java e Adobe Flash Player e até mesmo o sistema operacional Windows XP, que teve o suporte (consequentemente as atualizações) encerrado em Abril de 2014.

O estudo que utiliza os dados coletados pelo AVG TuneUP aponta que o Windows XP ainda roda em aproximadamente 6,5 milhões de computadores, o que representa 6% do total pesquisado.

Nós da BH Tech Informática podemos confirmar isso na prática, não é raro que chegue no laboratório equipamentos rodando Windows XP e que os proprietários fazem questão de manter, mesmo com o alerta dos nossos técnicos.

Conteúdo relacionado: Avast adquire rival AVG em transação bilionária

Da lista dos softwares mais desatualizados, esses são os 10 primeiros:

  1.  Java (plugin)
  2.  Flash Player (plugin)
  3.  Foxit Reader (leitor de PDF)
  4. GOM Media Player (reprodutor de mídia)
  5. Nitro Pro, Nitro Software (leitor de PDF)
  6. WinZip (compactador)
  7. DivX (reprodutor de mídia)
  8. Adobe Shockwave Player (plugin)
  9. 7-ZIP, Igor Pavlov (reprodutor de mídia)
  10. Firefox (navegador)

Mesmo não sendo o sistema operacional em si, a presença de softwares desatualizados no equipamento deixam brechas de segurança que podem ser exploradas por bandidos virtuais para a instalação de diversos tipos de malwares.

Recomendados a leitura do artigo “Cuidados básicos para manter o sistema livre de Malwares” escrito por nosso técnico Denilson Marcos e publicado no Guia do PC.

No sentido contrário, Google Chrome (navegador com 88%), Opera (navegador com 84%) e Skype (comunicador com 76%) são os softwares mais atualizados, mostrando a eficiência da atualização automáticas desses produtos, ao contrário dos citados na lista, pois o Java (Top 1) também possui essa função!

Outras conclusões do estudo

Além das informações sobre software desatualizado, o estudo do Avast ainda divulgou outras informações importantes, destacamos:

  • Windows 7 ainda é o mais utilizado no mundo, com 48% dos usuários, seguido pelo Windows 10 com 30%, confira abaixo no gráfico.
  • 4 GB de memória é a quantidade mais comum entre os computadores (o mínimo que recomendamos que você tenha no seu computador), seguido de perto por 2 GB (pode gerar lentidão).
  • 15 milhões de usuário já possuem 8 GB de memória ou mais.
  • Processadores Dual-Core ainda são a maioria, apenas 15% dos computadores utilizam um processador Quad-Core ou com mais núcleos.
  • SSD ainda não é uma realidade, a maioria dos computadores ainda utilizam disco rígido tradicional (HD) e o tamanho mais popular é de 500 GB.

Dica: Atualmente investir em um SSD é um dos melhores upgrades que você pode fazer no seu equipamento, apesar do custo ainda um pouco alto a diferença no desempenho é incrível, pode tornar perfeito para uso um equipamento que você já considerava impraticável de trabalhar!

Gráfico que indica qual versão do Windows cada computador utiliza no mundo

 

Metodologia

O Antivírus Avast informa que foram testados aproximadamente 116 milhões de computadores (notebooks e desktops) em todo mundo, utilizando o sistema operacional Windows

Clique aqui para baixar o PDF (inglês) com todas as informações mais detalhadas.

Estudo aponta que a maioria dos computadores possui software desatualizado
5 (100%) 1 vote
2017-04-24T13:35:11+00:00 abril 20th, 2017|Notícias|

Grátis por 30 dias

Não perca a oportunidade de avaliar você mesmo o melhor antivírus do mundo em 2017! 
CLIQUE AQUI
Segurança total para PC, Mac e Android
close-link