Como conseguir fidelizar clientes para a sua assistência técnica

Confira as dicas da BH Tech Informática para encantar e fidelizar os clientes da suas assistência técnica e garantir o crescimento do negócio.

Os empreendedores que oferecem serviço de assistência técnica e que desejam manter clientes fiéis devem ter atenção quanto ao nível de satisfação dos mesmos. Pois, cada dia mais os consumidores buscam por um serviço que seja capaz de garantir tranquilidade na hora de reparar os seus equipamentos que apresentam problemas.

Por isso, que o diferencial de uma assistência técnica deve estar não só no preço e no atendimento prestado, já que o serviço oferecido também é um ponto importante de uma estratégia para conseguir fidelizar seus clientes. Principalmente porque atualmente o mercado disponibiliza muitas opções que oferecem serviços semelhantes.

Ou seja, se você deseja fidelizar o seu cliente para tornar seu negócio maior e mais sustentável, será necessário implementar uma estratégia que vai além de oferecer um atendimento de qualidade, com prazos reais e bem estabelecidos, preços justos e serviço especializado e de qualidade para encantar seus clientes, leia abaixo!

Como fidelizar clientes em uma assistência técnica

Lembre-se que os clientes de uma assistência técnica buscam um serviço de confiança e que seja capaz de atender às suas necessidades de maneira satisfatória e bem sucedida. Por isso, o processo de fidelização exige práticas  pontuais para manter os clientes fiéis.

Apontamos a seguir, uma lista, com algumas práticas que devem fazer parte de todo boa estratégia para fidelizar clientes. Confira:

  • Ofereça um atendimento de qualidade com cortesia e profissionalismo.
  • Se comunique de forma clara, objetiva e que demonstre empatia para entender as dificuldades e problemas enfrentados pelo cliente.
  • Demonstre transparência e flexibilidade para negociar.
  • Conceda programas com ofertas, benefícios e brindes promocionais.
  • Disponibilize canais de comunicação direta para uso do cliente.
  • Efetue um diagnóstico rápido e preciso a respeito do problema apresentado.
  • Ofereça uma solução rápida e competente de recuperação.
  • Mantenha o cliente informado sobre o andamento do conserto.
  • Caso seja possível, tenha em estoque produtos que possam ser emprestados aos clientes, durante o período de assistência.

Para uma assistência técnica manter clientes existentes é tão importante quanto conseguir novos clientes. Pois além de ser mais fácil também é barato vender seus serviços para clientes que já conhecem seu serviço ou que foram indicados por eles.

7 dicas para conseguir fidelizar seus clientes

Apesar de parecer simples conseguir transformar clientes ocasionais em clientes fiéis, esse é um grande desafio, pois como pudemos ver até agora, é necessário muito mais que somente atrair clientes.

Na verdade é necessário conquistá-los para que respeitem e admirem seu serviço ao ponto de sempre que precisarem optarem por voltar a sua assistência e ainda a indicarem a amigos e familiares.

Por isso segue algumas dicas indispensáveis que aprofunda nos detalhes de uma estratégia completa para conseguir fidelizar clientes para a sua assistência técnica.

1 – Foque no público certo

Defina um público alvo e crie um perfil do seu cliente ideal, pois essa é a melhor maneira, para não dizer a mais correta, de se preparar para oferecer os serviços da sua assistência técnica para o público certo sem perder tempo e dinheiro desnecessário.

Isso porque ao criar um perfil adequado, o empreendedor consegue alcançar mais clientes compatíveis com o seu negócio e que inclusive serão capazes de se tornarem clientes fiéis, já que buscam soluções compatíveis com o serviço oferecido.

2 – Atendimento

O atendimento é o primeiro contato do cliente com a sua marca e/ou serviço, por isso que a comunicação deve ser clara, objetiva, transparente, empática e profissional, pois somente assim é possível criar um relacionamento cortês e personalizado que atenda as expectativas do cliente.

Lembre-se que o atendimento deve estar de acordo com as necessidades e preferências do cliente. Portanto, adeque a sua abordagem para ouvir e resolver os problemas enfrentados pelo seu cliente, conforme determinado no perfil.

3 – Prepare sua equipe

Caso possua um negócio maior que oferece mais funcionários que lide com os clientes, prepare-os para se comunicar adequadamente e de maneira “padronizada” com seus clientes, pois quanto mais personalizado e cortês é um atendimento, seja ele por telefone, e-mail ou pessoal, mais atrai a atenção e admiração dos clientes.

Principalmente porque todo mundo, até mesmo você empreendedor, gosta de ser tratado como um cliente importante, daqueles que possui prioridade quando entra em contato com a sua empresa contratada para solucionar um problema ou obter um feedback.

4 – Ofereça um serviço efetivo

Como citado no início deste artigo, vale reforçar que o serviço também deve ser diferenciado, por isso sempre preze por oferecer um diagnóstico rápido e preciso quanto ao problema apresentado pelo equipamento e se possível disponibilize uma solução rápida e efetiva para a recuperação do mesmo, caso contrário ofereça opções plausíveis para ajudar o seu cliente a conseguir solucionar seu problema da melhor maneira possível.

5 – Programas de fidelidade

Criar e oferecer programas de fidelidade com descontos, benefícios e brindes,  também é muito importante para demonstrar apreço e consideração aos seus clientes, principalmente porque esses programas demonstram vantagens mútuas que possibilita que os clientes se tornem fiéis aos seus serviços.

Entretanto, estes programas devem ser estruturados de maneira inteligente e bem estratégica para ter uma boa taxa de adesão, afinal de contas é preciso manter seus clientes satisfeitos para que se mantenham fiéis.

6 – Acompanhe o mercado

Acompanhar o mercado e suas atualizações é muito importante para o seu negócio, pois além de ajudá-lo a proporcionar melhorias para seus clientes fiéis, também pode possibilitar um melhor desempenho do negócio como um todo.

Afinal de contas, se você for capaz de simplificar o serviço oferecido e agilizar os processos, também alcançará resultados melhores para seus clientes, que vão ficar mais satisfeitos.

7 – Mantenha um relacionamento

Manter um espaço aberto para comunicação com o seu cliente, sempre que oportuno, é muito apreciado pelos consumidores, pois além de mostrar que a sua empresa e/ou marca se importa com ele ao abrir um espaço para feedbacks, também é uma oportunidade muito válida para lembrá-lo da sua empresa.

Conseguir fidelizar clientes para a sua assistência técnica não é um bicho de sete cabeças, na verdade é até bem simples, pois basta traçar uma estratégia de fidelização de clientes que conseguirá reter mais e mais clientes. Pode acreditar, que com o apoio destas 7 dicas incríveis será ainda mais fácil.

 

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