Como proteger o Pen Drive contra vírus

Guia simples e completo!

//Como proteger o Pen Drive contra vírus – Guia simples e completo!

Saiba como proteger o Pen Drive contra vírus utilizando um programa simples e gratuito, o Panda USB Vaccine, confira o nosso guia simples e completo!

Panda USB Vaccine

Quando você conecta um Pen Drive em um equipamento, uma função chamada “Autorun” permite que o sistema execute automaticamente o conteúdo.

Essa função é útil por exemplo para assim que conectado um Pen Drive com músicas e/ou vídeos o sistema já oferece para reproduzir o conteúdo no seu programa favorito.

O problema é que quando infectado com vírus essa função o permite ser executado automaticamente no sistema, sem você usuário precisar clicar em nada.

O que faz o Panda USB Vaccine é “vacinar” o Pen Drive e o sistema, prevenindo a infecção de duas formas.

No Windows o programa desabilita a função Autorun do sistema, o conteúdo de Pen Drives e outros dispositivos como cartões de memória por exemplo precisa ser executado manualmente, isso evita que ao conectar um Pen Drive comprometido, o vírus consiga automaticamente infectar o sistema.

Por isso alguns vírus acabam transformando os arquivos do usuário em atalhos maliciosos, para forcá-los a clicar e infectar o sistema.

Se você conectou o Pen Drive e os arquivos aparecem como atalhos, nunca clique! Vamos preparar um guia para ajudar você a recuperar esses arquivos facilmente.

No Pen Drive o programa cria um arquivo Autorun em branco e bloqueado para alterações, essa função evita que o Pen Drive seja comprometido ao ser conectado em um equipamento que está infectado com vírus.

Os melhores antivírus pagos oferecem uma proteção específica para dispositivos removíveis, mais uma motivo para fazer esse investimento básico no seu equipamento.

Como proteger o Pen Drive contra vírus

Faça o download do Panda USB Vaccine.

Após extrair o conteúdo, execute o instalador chamado “usbvaccine”.

A primeira tela é para a seleção do idioma, infelizmente só está disponível em Inglês e Espanhol, escolha a sua preferência, por aqui utilizamos em Inglês.

Após aceitar o contrato e a pasta de destino da instalação (pode deixar tudo como padrão), temos algumas opções conforme imagem abaixo.

Como proteger o Pen Drive contra vírus

Sugerimos deixar marcado a primeira opção, assim o programa será inicializado juntamente com o Windows, é muito leve e não deixa a inicialização mais lenta.

A segunda opção é para ocultar o ícone do Panda USB Vaccine.

A terceira opção serve para vacinar automaticamente Pen Drives conectados pela primeira vez. Se estiver desabilitada assim que conectado surgirá uma tela com a opção de vacinar manualmente o dispositivo.

A quarta e última opção serve para vacinar dispositivos que estão no formato NTFS, utilizamos por aqui para HDs Externos, que geralmente estão nesse formato.

Clique para avançar a instalação, em seguida finalizar, o programa será aberto automaticamente.

Como proteger o Pen Drive de vírus

Clique em “Vaccinate computer” para proteger o sistema.

Logo abaixo, você deverá selecionar cada Pen Drive conectado e clicar em “Vaccinate USB“.

Pronto, agora você tem o sistema e cada dispositivo mais protegidos.

Ficou com alguma dúvida de como proteger o Pen Drive contra vírus?

Utilize os comentários logo abaixo, nossos técnicos responderam rapidamente!

Como proteger o Pen Drive contra vírus – Guia simples e completo!
4.8 (95%) 12 votes
2017-03-16T13:52:36+00:00 janeiro 23rd, 2017|Informática|

Grátis por 30 dias

Não perca a oportunidade de avaliar você mesmo o melhor antivírus do mundo em 2017! 
CLIQUE AQUI
Segurança total para PC, Mac e Android
close-link