Quando pensamos nos melhores softwares de antivírus do mundo, não há como deixar de lembrar do Avast. Esse não só é um dos programas de segurança mais populares, como também é um dos mais completos, especialmente para quem procura opções gratuitas para proteger o computador.
Anúncios
Só que é claro que quem nunca usou esse software pode se perguntar se o Avast é bom ou vale a pena ser usado, nas mais diversas versões que estão disponíveis no site oficial, entre opções pagas e gratuitas, para Windows e Mac, além de smartphones Android e iOS.
Por isso, nós da BH Tech Informática separamos em nossa análise, detalhes das diferentes versões do Avast que você pode usar atualmente, com as principais vantagens de cada uma e nossa indicação de uso. Confira agora tudo sobre cada uma delas, a seguir. Acompanhe!

Avast Free Antivirus
Para começar, vamos falar da versão gratuita do Avast, que é a que mais chama atenção de quem procura um novo antivírus.
O Avast Free Antivirus é bem interessante para quem não se importa em ter um software mais básico de segurança, já que ele consegue encontrar ameaças com facilidade e ainda oferece um navegador de internet seguro que pode ser instalado sem custo também.
Ele também é ótimo na hora de bloquear sites suspeitos e para encontrar um possível caso de phishing no seu e-mail.
Já a parte de escaneamento é bem completa, sendo que você pode optar por uma análise mais rápida, uma análise que ocorre sempre que você liga o PC ou uma análise completa e mais demorada.
Todas funcionam bem, mas a análise que ocorre quando se liga o computador pode torná-lo mais lento, então é bom evitar.
Leia também: Como baixar e instalar um antivírus gratuito no PC
Avast Mobile Security
Em seguida, vale falar do Avast Mobile Security, que é a melhor opção para quem procura um antivírus para seu smartphone ou tablet.
Ele também pode ser usado gratuitamente e serve para escanear seu dispositivo e bloquear ameaças na web e em arquivos maliciosos.
A única coisa que vai ter que se preocupar é que ele apresenta muitos anúncios, o que só pode ser removido com uma assinatura mensal ou anual. De resto, ele é bem simples de usar e vale a pena conferir.
Avast Premium Security
O Avast Premium Security, antigamente chamado de Avast Internet Security, é a primeira opção paga da marca e oferece planos para um único dispositivo ou para até dez aparelhos diferentes, que podem ser computadores Windows e Mac ou dispositivos mobile Android e iOS.
Além dos recursos que já temos na versão gratuita, você também conta com um recurso que pode escanear sites e ver se há riscos de seguranças antes que você os use.
O software também promete te manter seguro contra ataques de ransomware, golpes e que hackers usem seu PC de maneira remota.
Como o preço dos planos não é tão caro, é uma oferta que acaba valendo a pena para quem quer essas ferramentas extras. Vale dizer que ele permite um teste grátis de até um mês!
Avast Ultimate
Como dá para imaginar pelo nome, o Avast Ultimate é o plano mais completo de segurança que o Avast oferece atualmente.
Ele é um pouco mais caro que o Premium Security, mas oferece ainda mais recursos. Em relação ao uso dele em diferentes dispositivos, ele também possui um plano individual e outro voltado para até dez aparelhos.
Ele oferece tudo o que o Premium Security tem, mas também traz um VPN para que você tenha mais privacidade mesmo em redes Wi-Fi públicas, uma ferramenta para limpar o seu dispositivo de arquivos desnecessários e até mesmo um recurso para impedir que apps ou sites rastreiem suas atividades online.
É importante ressaltar que ele não tem um teste gratuito, mas é possível pedir reembolso em até 30 dias se não estiver satisfeito com o software.
Leia também: Tipos de malwares mais comuns e como se proteger
Afinal, o antivírus Avast é bom?
Sabendo mais sobre cada uma das diferentes versões, dá para dizer que o Avast é bom antivírus e que realmente atinge bons níveis de proteção, sendo indicado principalmente na versão gratuita, onde concorre diretamente com o Bitdefender.
Ele oferece opções para todos os tipos de necessidades e pode agradar quem prefere uma marca mais conhecida e que esteja presente em todos os dispositivos, mesmo nos smartphones e tablets.
Nossa principal recomendação é que teste a versão gratuita antes de se comprometer com um dos planos pagos. Assim, terá mais certeza do que pode esperar e ver o que realmente precisa de um antivírus no seu uso do dia a dia.
Ainda sim mantemos nossa recomendação de antivírus pago, para uma das versões do Kaspersky, principalmente o Kaspersky Total Security.