Pular para o conteúdo

Como criar um e-mail profissional? Guia Completo

Descubra como criar um e-mail profissional e passe mais confiança e autoridade para os clientes.

No mundo de hoje, no qual a comunicação digital é tão importante na nossa vida profissional, estabelecer uma personalidade online forte é mais importante do que nunca.

Dessa forma, criar um e-mail profissional é vital, pois se trata de uma das primeiras etapas no desenvolvimento dessa presença digital. 

Pensando em estreitar vínculos com os seus funcionários, clientes e fornecedores, conheça, neste artigo, quais são as principais maneiras de criar o seu e-mail profissional e as melhores plataformas para isso. Aproveite o conteúdo e aprenda a criar o seu agora mesmo!

Leia também:

Como criar um e-mail profissional?

O que é um e-mail profissional?

Um endereço de e-mail comercial é aquele associado a uma conta comercial ou profissional e usado para fins relacionados a isso. Normalmente é composto por um nome de usuário relacionado ao nome da empresa ou indivíduo e um domínio específico, como “[email protected]”. 

Esta conta de e-mail é usada para comunicações profissionais, networking, troca de informações relacionadas ao trabalho e outras atividades. Quando comparado a endereços de e-mail pessoais ou genéricos, o uso de e-mails profissionais é considerado mais formal e confiável em ambientes empresariais

Além disso, os e-mails profissionais são frequentemente vinculados a contas profissionais ou comerciais, oferecendo uma personalidade mais profissional e refletindo adequadamente a empresa. Isto é especialmente importante em ambientes empresariais, onde uma comunicação boa e profissional é essencial para o sucesso.

Por que ter um e-mail profissional?

Um endereço de e-mail profissional projeta uma imagem mais séria e confiável. Isto é extremamente importante ao conversar com colegas de trabalho, clientes, parceiros de negócios e outros profissionais. Esse tipo de contato é associado ao seu domínio corporativo ou domínio personalizado, podendo adicionar credibilidade. 

Isso demonstra que você está representando uma organização ou que leva a sério seus deveres profissionais. Um e-mail profissional pode ajudá-lo a criar sua marca pessoal. Ter um endereço personalizado pode ajudar as pessoas a se lembrarem de você e destacar sua identidade profissional dentro de tantas outras opções no mercado.

Além disso, ao ter um endereço de e-mail associado à empresa, a organização mantém algum controle sobre a comunicação corporativa. Um e-mail profissional simplifica a organização de suas comunicações relacionadas ao trabalho. Você pode ter uma atmosfera mais organizada e eficiente mantendo os e-mails pessoais e profissionais separados.

Benefícios de ter um e-mail profissional

Existem muitos benefícios que giram em torno da criação de um e-mail profissional. Dentre eles, temos:

  • Credibilidade: um endereço de e-mail profissional associado ao nome de domínio da empresa ou um domínio personalizado aumenta a credibilidade e a confiança da sua identidade profissional;
  • Profissionalismo: esse tipo de componente exala profissionalismo e seriedade. Isso é fundamental para causar uma boa primeira impressão junto a clientes, parceiros de negócios e colegas;
  • Marketing pessoal: um e-mail profissional pode ajudá-lo a criar sua marca pessoal. Em ambientes empresariais, pode ser mais fácil lembrar e associar-se a você;
  • Segurança: muitos provedores de e-mail profissionais aprimoraram recursos de segurança, como criptografia, autenticação de dois fatores, proteção contra spam e phishing e assim por diante.
  • Organização: ter um endereço de e-mail profissional facilita a organização de suas comunicações. Assuntos pessoais e comerciais podem ser facilmente separados, resultando em uma caixa de entrada mais organizada.

Diante desses benefícios, não resta dúvidas de que a melhor opção é ter um e-mail profissional para garantir uma conexão mais relevante com clientes, fornecedores e parceiros. Por isso, no próximo tópico, será possível aprender a como criar esse tipo de ferramenta de comunicação a fim de melhorar o seu negócio.

Como criar um e-mail profissional?

Agora que você já conhece as vantagens e o que é um e-mail profissional, confira agora um passo a passo sobre como criar o seu e-mail profissional para passar um ar de credibilidade para todos os seus clientes, parceiros e fornecedores.

E-mail profissional Google

O Google é uma das plataformas mais reconhecidas e seguras de todo o mercado. Para garantir uma melhoria para a sua empresa, ele oferece a possibilidade de criar um e-mail profissional em seus domínios. Isso passará ainda mais credibilidade e confiança para todos aqueles que tiverem o seu contato.

O passo a passo de sua criação envolve:

  1. Inscrever-se no Google Workspace: basta especificar o domínio que deseja utilizar para o seu e-mail comercial. Caso ainda não tenha nenhum, basta comprar por meio do Google Workspace e pagar uma pequena taxa adicional;
  2. Realizar a configuração da conta: após dar o passo inicial, será necessário verificar o seu domínio. Para que possa personalizar a sua conta, basta fazer o upload do logotipo utilizado pela empresa e configurar todos os usuários adicionais que também precisarão de um endereço de e-mail;
  3. Enviar e-mails e outras funções: o Google Workspace oferece 14 dias de teste gratuito para enviar e-mails, realizar chamadas de vídeo em HD, criar documentos e, também, compartilhar vários documentos por meio da nuvem. O faturamento pode ser configurado a qualquer momento.

E-mail profissional Umbler

Outra opção para criar um e-mail profissional, mas gratuitamente, é a plataforma Umbler. Confira, abaixo, o passo a passo de criação:

  1. Realize a inscrição no site: Entre no site oficial e na primeira página, basta clicar em “Comece agora, é grátis” para preencher um pequeno formulário;
  2. Confirme o seu e-mail: utilize um e-mail válido para o cadastro, pode até mesmo ser um pessoal. Depois disso, aguarde ser redirecionado para o site;
  3. Preencha os dados solicitados: informe quais são as suas intenções com a criação do e-mail, para ter um apoio personalizado;
  4. Finalize a sua inscrição: agora, basta preencher os últimos dados e clicar em “concluir” para levar seu e-mail profissional adiante.

E-mail profissional UOL

A plataforma UOL é muito conhecida e prestigiada. Por isso, vale a pena conferir esta opção com domínio gratuito. Confira o passo a passo:

  1. Inicie a inscrição: na página inicial do portal UOL, basta clicar em “comece agora”;
  2. Selecione a quantidade de caixas: selecione a melhor quantidade de caixas de entrada para o seu negócio;
  3. Crie a sua conta: escolha uma das opções de entrada (login ou usuários novos);
  4. Preencha o formulário: insira todas as informações solicitadas para obter seu e-mail profissional.

Um e-mail profissional é o principal responsável pelo fortalecimento da sua empresa. Por isso, não esqueça de criar um para estreitar os laços com seus clientes, fornecedores e colaboradores.

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *