Pular para o conteúdo

Como gerar QR Code Pix: Guia Completo

Descubra como gerar QR Code PIX para meios digitais e para impressão com o nosso guia completo!

Anúncios

O Pix, de fato, é uma das formas de pagamentos mais utilizadas pelos brasileiros. Só no ano de 2023, a modalidade movimentou mais de 17 trilhões de reais, o que reflete bem o sucesso e a preferência tanto de quem paga quanto de quem recebe.

Devido a sua facilidade e praticidade, oferecer a opção no seu estabelecimento com um QR Code visível pode agilizar o atendimento e aumentar o consumo dos clientes.

Dito isso, tenho uma boa notícia para você: em apenas alguns minutos você já consegue emitir, imprimir e utilizar o QR Code no seu negócio. Quer entender como? Veja o nosso guia completo. Faça uma ótima leitura!

Anúncios

Leia também:

Como gerar QR Code Pix: Guia Completo

O que é QR Code?

O QR Code é, basicamente, uma chave de acesso que se assemelha bastante ao código de barras. 

Ao escaneá-lo com um aparelho celular ou tablet, o usuário é direcionado para algum endereço: site, whatsapp, aplicativos, menus ou meios de pagamentos como o PIX.

Hoje, existem dois tipos de QR Code, o estático e o dinâmico:

Anúncios

Qr Code Estático

Assim como o próprio nome já diz, o QR Code Estático é uma imagem fixa, que independente do momento sempre levará para o mesmo local.

Esse modelo é, justamente, o que possibilita a impressão da chave e proporciona facilidade de pagamento para os clientes. Afinal, ele não necessita da inserção de dados específicos da compra e oferece a possibilidade de edição do valor.

Vale destacar que, o QR Code Estático é a forma mais recomendada para pequenas e médias empresas, devido sua praticidade e fácil acesso.

Qr Code Dinâmico

Por outro lado, o QR Code Dinâmico é um modelo de código que muda a cada transação, ou seja, é um código exclusivo para cada venda e não pode ser reutilizado.

Esse tipo de QR Code é muito comum em sites de compras online, cobranças e pagamentos por PIX em maquininhas de cartão, onde é necessário que o valor de transferência seja pré-definido e possibilita a inclusão de dados específicos da compra.

Como gerar QR Code Pix

Para gerar o QR Code PIX para colocar em seu estabelecimento o passo a passo é simples. Veja:

1 – Escolha um banco de sua confiança

Hoje, existem diversas plataformas e sites que geram QR Codes Estáticos para Pix, contudo, a nossa indicação é que opte por um banco digital que ofereça essa funcionalidade como o Inter, Nubank, Itaú, Santander, Bradesco entre outros.

Caso queira o código para colocar em sua loja, criar uma conta jurídica e gerar o código através dela pode evitar problemas futuros com declaração e organização financeira.

2 – Abra o aplicativo

  • Definido através de qual banco e tipo de conta você prefere receber, abra o aplicativo da instituição, faça login e na página de início procure pela opção: “Pix”;
  • Agora, clique em “cobrar” ou “receber”, o termo pode variar de acordo com o banco;
  • Pronto o seu código aberto, sem valor definido está pronto;
  • Para personalizar, toque em “criar QR Code Personalizado”, onde você poderá informar valor, mensagem e chave;
  • Após, confira todos os dados e está pronto o seu QR Code.

Como gerar QR Code para imprimir

Para gerar um QR Code para Imprimir o processo é o mesmo. Porém, como é um código estático que será disponibilizado para todos os clientes e para diferentes compras e valores é necessário que ele seja editável. Portanto siga os passos abaixo:

  • Abra o aplicativo do seu Banco e faça login na sua conta – lembrando que para negócios é essencial que a conta seja PJ;
  • Procure pela opção “Pix”;
  • Toque em “cobrar” ou “receber”;
  • Pronto! O seu QR Code foi criado, agora, basta salvar a imagem, mandar imprimir e colocar na sua loja.

Cuidados ao gerar QR Code Pix

Por mais que a funcionalidade esteja dentro do leque de opções da maioria dos bancos atualmente, existem diversos sites e plataformas que se aproveitam da falta de conhecimento e oferecem essa opção como uma novidade.

Para isso, eles solicitam que você forneça dados como CPF, CNPJ, e-mail, telefone entre outros. Contudo, os riscos são elevados, já que a maioria desses portais e plataformas possuem políticas de privacidade duvidosas e baixa capacidade de proteção dos dados, o que pode trazer sérios problemas para os usuários como golpes e clonagens.

Portanto, quando for gerar o seu QR Code, opte por fazer com um banco consolidado no mercado no qual já tenha relações. 

Por fim, como você pôde ver, gerar o seu código de pagamento via Pix é bem simples e rápido, e não há nenhum custo adicional para isso, entretanto é preciso se cuidar e optar por instituições confiáveis. 

No mais, esse foi o nosso conteúdo de hoje, espero que você tenha gostado e caso ainda tenha dúvidas deixe na caixa de comentários abaixo que vamos te ajudar. Para ter acesso a mais artigos como esse: visite nosso blog.

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *