Pular para o conteúdo

Notebook com processador Intel Celeron é bom? Entenda

Os notebooks com processador Intel Celeron têm ganhado popularidade no mercado devido ao seu preço acessível, equipando equipamentos de baixo custo, principalmente notebooks que custam até R$ 2.000,00.

Anúncios

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas se o desempenho desse processador é suficiente para suas necessidades. Neste guia, nós da BH Tech Informática vamos explorar as vantagens e limitações do notebook com Intel Celeron.

Também vamos sugerir os melhores modelos de notebook com esse processador, ajudando você a tomar uma decisão correta na hora de escolher o seu notebook. Acompanhe!

Leia também:

Saiba mais sobre o Intel Celeron

O processador Celeron é uma linha de processadores da Intel, projetada para oferecer desempenho adequado em tarefas básicas a um preço acessível.

Anúncios

Com frequências de clock variadas e número de núcleos, os processadores Celeron são posicionados abaixo das linhas Core i3, i5 e i7 em termos de desempenho.

No entanto, eles são mais eficientes em termos de consumo de energia, o que pode resultar em uma maior vida útil da bateria para laptops.

Vantagens de notebooks com Celeron

Os notebooks com processador Celeron apresentam algumas vantagens significativas.

Primeiramente, eles são uma opção econômica para usuários que buscam um laptop básico para atividades diárias, como navegação na web, uso de aplicativos de escritório, e-mail e redes sociais.

Anúncios

Além disso, a eficiência energética dos processadores Celeron permite que esses notebooks tenham uma boa duração da bateria, tornando-os ideais para estudantes e usuários que precisam utilizar o equipamento em diferentes locais.

Conteúdo relacionado: Confira os melhores notebooks para estudar

Limitações do notebook com Celeron

Apesar de suas vantagens, os notebooks com processador Celeron possuem algumas limitações.

Devido ao seu posicionamento como uma opção de entrada, o desempenho em tarefas mais pesadas, como edição de vídeos ou jogos intensivos, pode ser limitado.

Além disso, os processadores Celeron geralmente possuem menos cache e recursos avançados em comparação com as linhas superiores da Intel, o que pode afetar o desempenho em multitarefa e aplicativos mais exigentes.

Melhores notebooks com processador Intel Celeron

Aqui estão alguns dos melhores modelos notebooks com processador Celeron disponíveis no mercado:

Lenovo 82BU0008BR

A Lenovo é uma das melhores marcas de notebook do mercado e oferece no modelo Lenovo 82BU0008BR uma configuração de baixo custo interessante, aliado a uma ótima qualidade de construção do equipamento.

Este notebook é equipado com um processador Intel Celeron N4020 e vem com 4GB de RAM (expansível até 20 GB) e um SSD de 128GB.

A promoção atual também inclui uma assinatura de 12 meses do Microsoft 365 Personal e o sistema operacional é o Windows 11 Home, já instalado no equipamento.

O Lenovo 82BU0008BR possui um design leve e compacto, com uma tela antirreflexo de 15,6″, além de um teclado numérico para trabalhar com mais agilidade nas suas planilhas.

Possui ainda certificação Dolby Audio para nitidez e alta qualidade de som. Confira oferta a seguir:

Desconto: R$ 600,00
Notebook Lenovo IdeaPad 3i Celeron 4GB 128GB SSD + Microsoft 365 Personal – Windows 11 15.6′ 82BU0008BR Prata
  • Câmera 720p com privacidade
  • Inclui assinatura de 12 meses do Microsoft 365 Personal
  • armanezamento SSD
  • WiFi AC ultrarrápido

Acer Aspire 3 A314-35-C1W1

O Acer Aspire 3 A314-35-C1W1 é equipado com um processador Intel Celeron N4500, 4GB de RAM (expansível até 16 GB) e um SSD de 128GB.

O sistema operacional é o Windows 11 Pro e a principal diferença para o modelo da Lenovo, é a tela é de 14 polegadas com resolução Full HD.

A faixa de preço de ambos é muito parecida e pode ser uma melhor opção, caso você precisa um notebook um pouco menor para transportar, a bateria também tem uma boa duração. Confira melhor oferta disponível:

Notebook Acer Aspire 3 A314-35-C1W1 Intel Celeron N4500 Windows 11 Pro 4GB 128GB SDD 14″ Full HD
  • Processador Intel Celeron N4500 – Serie N Sistema Operacional Windows 11 Pro National Academic Tela14”com resolução Full HD Habilitado para upgrade
  • Nome do modelo: NX.AWBAL.00A
  • Eletrônicos e Tecnologia ;Computadores e Informática; Categorias: Notebooks
  • Tipo de produto: PERSONAL_COMPUTER

Asus E410MA-BV1871X

O notebook Asus E410MA-BV1871X é equipado com um processador Intel Celeron N4020, 4 GB de memória RAM (não expansível) e 128 GB de armazenamento SSD. Ele vem com o sistema operacional Windows 11 Pro instalado e oferece uma tela de 14 polegadas com resolução HD.

Apesar de configuração semelhantes aos modelos com processador Intel Celeron da Lenovo e da Acer, a não possibilidade de expandir a memória RAM é uma limitação importante.

Esse modelo também costuma custar mais caro. O listamos aqui pois muitos usuários gostam de notebooks da Asus, por achar o acabamento mais premium. Em todo caso, confira oferta disponível:

Notebook ASUS E410MA, Celeron Dual Core, 4GB, 128GB, Windows 11 Pro, Star Black – E410MA-BV1871X
  • Compacto, fino e leve 1,3 kg / Bateria de longa duração / Tela NanoEdge com bordas ultrafinas / Touchpad de 4,7” com suporte NumberPad
  • 4 GB RAM
  • 128 GB SSD
  • Windows 11 Pro
  • Cor: Star black

Samsung Book ‎NP550XDA-KP3BR

O Samsung Book ‎NP550XDA-KP3BR é um dos melhores notebooks equipados com processador Intel Celeron disponíveis no mercado.

Possui o mais recente Celeron 6305, 4 GB de memória RAM (expansível até 32 GB) e 256 GB de armazenamento SSD, todos os demais modelos possuem 128 GB de espaço.

Ele vem com o sistema operacional Windows 11 instalado e tela tem 15.6 polegadas, com resolução Full HD. Se o seu orçamento permite esse pequeno acréscimo, vale a pena pagar por ele.

Recomendações de uso

Para aproveitar ao máximo um notebook com processador Celeron, recomenda-se usá-lo para atividades básicas, como navegação na web, streaming de vídeos, trabalho em documentos e uso de aplicativos de escritório.

Além disso, é importante considerar a quantidade de memória RAM e armazenamento disponíveis, pois um aumento nesses recursos pode melhorar o desempenho geral do sistema.

Nossas recomendações de modelos logo acima, indicam o que consideramos o mínimo que um notebook precisa ter para oferecer um bom desempenho ao usuário.

Cuidado com equipamentos mais baratos, muitos dele oferecem Memória RAM de apenas 2 GB e alguns oferecem um tipo de armazenamento bem mais lento que os SSDs dos modelos citados, com armazenamento muito baixo, algo entre 32 e 64 GB de espaço.

Intel Celeron em comparação com outros processadores

Ao comparar o Celeron com outros processadores populares, como Core i3, Core i5 ou Ryzen, é importante levar em consideração as necessidades individuais.

Enquanto o Celeron é mais adequado para tarefas básicas, os processadores Core i3, i5 e Ryzen oferecem desempenho superior em multitarefa, edição de fotos e vídeos, jogos e aplicativos mais exigentes.

Portanto, é necessário avaliar cuidadosamente suas necessidades e também o seu orçamento, antes de fazer uma escolha.

Considerações finais e principais dúvidas

Os notebooks com processador Celeron são uma opção viável para usuários que buscam um laptop básico e econômico para atividades cotidianas.

Com seu preço acessível, eficiência energética e bom desempenho em tarefas básicas nos modelos indicados, eles atendem às necessidades de estudantes, usuários domésticos e profissionais que não exigem um alto poder de processamento.

No entanto, é importante estar ciente das limitações do processador Celeron em relação a tarefas mais pesadas e aplicativos exigentes.

Ao considerar um notebook com processador Celeron, avalie suas necessidades específicas e verifique se ele atende aos requisitos do uso pretendido.

Se ainda ficar com dúvidas, pode deixar o seu comentário ao final da página. Mais informações técnicas sobre o processador, você encontra na página oficial da Intel.

Notebook com processador Intel Celeron é bom? Entenda
Notebook com processador Intel Celeron é bom? Entenda

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *