Pular para o conteúdo

Qual a pacote de internet ideal para a sua casa? Entenda

Apesar do crescente uso de dispositivos móveis, o uso de internet banda larga ainda é muito demandado, inclusive em celulares, que ficam conectados via Wi-Fi. Mas você sabe qual o pacote de internet ideal para a sua casa?

Com a tendência cada vez maior de trabalho via home office e aumento no consumo de plataformas de streaming e aplicativos de música, como a Netflix e o Spotify, ter uma boa internet é essencial para acessar todos os serviços que você quer ou precisa.

Para você e sua família não ficarem na mão, o time da BH Tech Informática separou algumas dicas para contratar o melhor plano de internet para a sua casa. Confira!

Leia também:

Qual é o pacote de internet ideal para a sua casa?

Muita gente tem dúvida sobre o que seria um pacote de internet ideal para a sua casa. Porém, não existe um pacote ideal, é preciso avaliar os hábitos de consumo da internet  de todas as pessoas da casa antes de contratar um plano.

Para saber como seria a conexão perfeita para sua família, responda as perguntas abaixo:

  • Quantas pessoas vão dividir a internet?
  • Quantos dispositivos, incluindo notebooks e celulares, estarão conectados na banda larga?
  • O uso está concentrado em serviços mais simples, como envio de e-mails, ou em plataformas de alta demanda, como filmes e jogos?
  • Você mora em uma região urbana ou rural?

Depois de ter esses fatores em mente, você precisa descobrir quantos megas contratar de acordo como seu perfil de usuário, afinal, ninguém quer ficar travado no meio de uma reunião ou perder a conexão do momento decisivo de um game online.

Está com suas respostas anotadas? Veja a seguir como escolher a quantidade de megas ideal!

Qual a melhor quantidade de mega para internet?

Diferentemente da internet móvel, a internet banda larga a cabo não possui franquia. Por isso, é indicado sempre dar preferência a planos a cabo coaxial ou fibra ótica.

Assim, sua família não precisa se preocupar com limite de dados e pode navegar o mês inteiro.

Ainda assim, é preciso ficar de olho na velocidade. Se você vai contratar a internet a cabo, existem três perfis gerais de utilização de internet:

  1. Básico: É quem acessa e-mail e redes sociais (muitas vezes, essas operações são feitas no próprio celular). Demanda: 1 MB a 5 MB por usuário.
  2. Moderado: Além de e-mails e redes sociais, o usuário assiste a vídeos online e faz upload/download de arquivos em nuvem. Demanda: 5 MB a 10 MB por usuário.
  3. Heavy user: Filmes, vídeos no YouTube, jogos online, downloads de arquivos… o céu é o limite para esse tipo de usuário e, é claro, a demanda de internet é bem maior. Demanda 25 a 50 MB por usuário.

Mas quantas megas eu preciso contratar, afinal?

Analise o perfil de todos os usuários da casa. Se você tem dois heavy users e um moderado, por exemplo, o mínimo de internet necessária será entre 55 MB a 110 MB.

Vale levar em consideração outros hábitos também, como por exemplo, se você recebe muitas pessoas em casa com frequência e elas estão sempre conectadas à internet.

É importante analisar as necessidades da família inteira, conferir os planos da operadora e buscar o melhor custo-benefício.

Combos de internet e telefonia: serviços para toda a família

Uma solução interessante para quem vai contratar planos maiores de internet, é optar pelos combos, pacotes com a junção de dois ou mais serviços de telecomunicações, que contempla, além da internet banda larga, internet móvel, telefonia e TV por assinatura.

Quais as vantagens de contratar um combo?

A contratação de combos é uma opção economicamente vantajosa. Normalmente, há descontos bem atrativos ao levar um pacote inteiro para casa.

Então, se você já iria adquirir todos os serviços, essas ofertas são interessantes. Além disso:

  • Permite que as finanças sejam facilmente mais organizadas, já que as contas de todos os serviços ficam reunidas na mesma fatura.
  • O relacionamento com a operadora oferece benefícios aos clientes, como minutos extras de internet celular, ou até o uso gratuito de aplicativos.
  • Você conta com tecnologias e serviços integrados. O serviço é simplificado e o atendimento fica centralizado em uma mesma empresa.

Vale a pena contratar um combo?

Contratar um combo só vale realmente a pena se todos os serviços do pacote forem realmente utilizados.

Usuários que usam pouco a internet, por exemplo, podem ter resultados satisfatórios apenas com a internet banda larga ou com uma internet móvel para notebook, por exemplo. Neste caso, o combo é um gasto desnecessário.

Mas se a sua família é super conectada no Wi-Fi, assiste vários canais de televisão, usa bastante o celular e até mesmo o telefone fixo, o combo é, sim, um diferencial.

Vale lembrar que os combos podem seguir formas diferentes, como TV + celular ou apenas internet + TV.

Saiba como contratar a melhor internet para a sua casa

Já sabe quantos megas de internet precisa? Agora é hora de, efetivamente, contratar um plano. Nada de sair correndo para fechar negócio com a primeira opção.

Pesquise quais são os planos disponíveis na sua região e qual a cobertura dessas operadoras. Converse com amigos e vizinhos que já assinam algum serviço da empresa que você deseja e veja se a qualidade atende suas expectativas.

Confira a reputação das operadoras em sites de satisfação do consumidor, como o Reclame Aqui, e compare as ofertas. No site Melhor Plano, você pode comparar planos de internet com base na velocidade desejada e escolher o que mais se adequa às suas necessidades.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e, se ainda tiver alguma dúvida, escreva nos comentários.

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *