Pular para o conteúdo

Como criar conta no gov.br: Guia 2022

Elaboramos esse guia completo para te ensinar como fazer o cadastro do governo e criar conta no gov.br. Plataforma desenvolvida pela Serpro para o Ministério da Economia e lançado em 2019, que conta atualmente com mais de 112 milhões de brasileiros cadastrados.

Muito do sucesso rápido de adesão dessa iniciativa, se dá ao fato do site evoluir todos os dias se tornando cada vez mais fácil e intuitivo de usar, além dos serviços disponíveis. Já que, no portal, estão disponibilizados mais de 4,7 mil serviços públicos de mais de 200 órgãos e entidades federais. 

Agora no começo de 2022 o governo iniciou o pagamento do dinheiro esquecido nos bancos, com saque atrelado ao cadastro no gov.br e segundo a Serpro, a previsão é de que 100% dos serviços públicos sejam digitalizados e disponibilizados no gov.br até 2022.

Essa estratégia estima uma economia de R$ 38 bilhões em 5 anos para o governo com papel, burocracias, contratação de pessoal para atendimento presencial e locação de estruturas. 

A relevância dessa iniciativa digital colocou o gov.br entre os concorrentes do prêmio iBest 2021, na categoria governo. Essa é a premiação mais importante do universo digital e o vencedor de cada categoria será anunciado em novembro deste ano.

Ou seja, é realmente algo inovador e que veio para facilitar a vida de todos os brasileiros e por isso a BH Tech Informática vai te mostrar como fazer o cadastro no site do governo e criar a sua conta gov.br, para poder usufruir de todos os serviços. Acompanhe!

Leia também:

O que é o gov.br e como fazer o cadastro do governo através da internet

O gov.br é um projeto de unificação dos canais digitais do governo federal. Um portal do governo que reúne em um só lugar, vários serviços públicos, servindo como uma entrada única para as páginas institucionais da administração federal.  

Tem como foco tornar a relação das pessoas com o Estado mais simples e direta, facilitando também a identificação e autenticação do cidadão, pois com um único usuário e senha é possível utilizar todos os serviços que estejam integrados no portal.

Também privilegia a segurança de dados e o controle do acesso unificado. 

Realizar esse cadastro é de extrema importância, pois é através dele que você terá acesso a serviços digitais do INSS, carteira de trabalho digital, seguro desemprego, prova de vida online, carteira digital de habilitação e uma outra série de serviços essenciais para todo cidadão.

Além disso, esse cadastro garante mais eficiência na hora de utilizar esses serviços, pois diminui a necessidade do comparecimento presencial nesses órgãos públicos. 

Um exemplo: caso um estudante universitário comece o seu processo de inscrição na seleção do financiamento do FIES, ele será redirecionado para o site do governo federal e precisará realizar o login no gov.br, sem isso não será possível fazer a inscrição.

Esse redirecionamento acontecerá com todos os programas que aderirem a essa conta única. 

Segurança e proteção aos dados

Ao finalizar o seu cadastro, aparecerá uma mensagem especificando o seu nível de conta  que pode ser: bronze, prata ou ouro, e essa será a sua identidade digital inicial. Você pode usar o nosso guia para subir o nível da conta Gov.br para prata ou ouro.

Cada nível corresponde ao grau de exigência de segurança e privacidade do serviço solicitado e essa diferenciação segue as regras previstas no Decreto nº 10.543/2020.

Se você realizar o cadastro através da confirmação de dados, receberá a identidade bronze; se você realizar o cadastro através da confirmação bancária, receberá a identidade prata; e se você realizar o cadastro através da verificação da biometria facial com a instalação do aplicativo gov.br, receberá a identidade ouro.

Essa diferenciação serve para proteger você e os seus dados, mas você pode ser ainda mais cauteloso (a) optando por uma opção de segurança adicional: a verificação em duas etapas. 

A verificação em duas etapas, ou duplo fator, é uma ferramenta que evita que pessoas má intencionadas utilizem a sua senha e login. 

Ao realizar esse processo, toda vez que sua conta no gov.br for acessada, você receberá uma notificação com um código no seu celular. E para continuar, será necessário informar esse código. 

Como criar conta no gov.br

Veja como realizar o seu cadastro no portal gov.br através do passo a passo detalhado e com imagens, que preparamos para você:

Primeiro passo – Acesse o site

  • Abra a página oficial do gov.br;
  • Ao lado direito da tela, você verá o título “Acesse sua conta com:”, e logo abaixo um campo de preenchimento escrito “Número do CPF“;
  • Digite seu CPF e clique em “Continuar“;
Como criar conta no gov.br: Guia 2022 atualizado
Como criar um conta no gov.br: Guia 2022 atualizado

Segundo passo – Faça o processo de confirmação

  • Selecione a opção “Li e estou de acordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade”;
  • Selecione a opção “Não sou um robô” e clique em “Continuar”.
Guia completo para se cadastrar no gov.br
Guia completo para se cadastrar no gov.br

Terceiro Passo – Realize o processo de reconhecimento facial (ou o processo de reconhecimento através da conta em um banco / ou confirmação de dados)

  • Depois de instalado, abra o aplicativo e clique no botão “Ler QR Code
  • Depois vá novamente para o portal no seu computador e clique no botão azul do lado direito da tela escrito “Gerar QR Code”.
  • Faça a leitura do QR code através do leitor do aplicativo.
Validação de dados através do seu celular com aplicativo gov.br
Validação de dados através do seu celular com aplicativo gov.br
  • Caso você não tenha como realizar esse processo através do aplicativo, clique no botão escrito “Não tenho celular”.
  • Através dessa opção o cadastro só poderá ser realizado através do seu banco. Mas não se preocupe, o portal gov.br não terá acesso aos seus dados bancários, apenas ao seu CPF.
Validação do cadastro no site do governo através de conta bancária
Validação do cadastro no site do governo através de conta bancária
  • Se você também não quiser realizar o cadastro dessa maneira, clique no botão ao lado direito escrito “Tentar de outra forma”. Aparecerá uma tela em que você terá que confirmar alguns dados pessoais. 

Quarto passo – Valide o seu cadastro

  • Você precisará validar o cadastro inserindo seu número de telefone ou e-mail para o recebimento de um código de verificação. Mas atenção, o número de celular ou endereço de e-mail que você fornecer para realizar esse processo será permanente.
Validação dos dados cadastrados no site do governo federal através de e-mail ou telefone celular
Validação dos dados cadastrados no site do governo federal através de e-mail ou telefone celular

Quinto passo – Cadastre a sua senha

  • Agora você precisará cadastrar a sua senha seguindo as seguintes especificações: Ter no mínimo 8 caracteres e no máximo 70; ter letra maiúscula e minúscula; ter números; e ter símbolos (ex:@#$);
Cadastro de senha segura para acessar conta gov.br do governo federal
Cadastro de senha segura para acessar conta gov.br do governo federal

Sexto passo – Conclua o cadastro no site do governo

  • Por fim, aparecerá uma mensagem de “Parabéns” especificando o nível da sua conta. Clique no botão “Concluir” e pronto! Seu cadastro estará finalizado com sucesso e você acaba de criar conta gov.br para utilizar os serviços oferecidos.
Sucesso! Concluído o passo a passo de como criar conta no gov.br
Sucesso! Concluído o passo a passo de como criar conta no gov.br
  • No entanto, quando você terminar e voltar a acessar o portal, será necessário realizar um novo processo de confirmação através do seu endereço de e-mail. Informe o seu e-mail e depois insira o código de verificação no campo solicitado.

Agora sim você já tem uma conta gov.br e pode ter acesso a todos os serviços oferecidos.

Procuramos deixar o guia o mais simplificado possível, mas se você teve alguma dificuldade específica para fazer o cadastro no site do governo e criar a sua conta, nos informe nos comentários ao final da página. Vamos procurar te ajudar a concluir o processo!

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

26 comentários em “Como criar conta no gov.br: Guia 2022”

  1. Breno Aguiar mirapalheta

    Boa tarde eu não consigo entrar no meu gov.br eu perdi o número do meu celular e perdi o meu email também e preciso muito do meu gov.br pra fazer minha carteira de trabalho me ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *