Pular para o conteúdo

Como fazer prova de vida pela internet com o celular

Para que o beneficiário do INSS mantenha o recebimento de sua aposentadoria ou pensão em dia é muito importante que ele mantenha a sua prova de vida atualizada e com esse guia vamos te ensinar como fazer prova de vida pela internet, usando o seu celular.

Anúncios

Esse procedimento, que é obrigatório desde 2012, sempre foi realizado pelo cidadão pessoalmente nas agências bancárias em datas específicas estipuladas pelo órgão responsável. Porém, a partir de março de 2020 devido a crise de saúde mundial, houve a suspensão de sua obrigatoriedade pelo governo, só retornando em junho de 2021.

Desde então, o procedimento foi facilitado e com esse passo a passo nós da BH Tech Informática vamos te ensinar a fazer prova de vida pelo celular, através do celular, sem que o beneficiário vá ao banco, evitando assim aglomerações.

Neste artigo explicamos como é feito esse processo de maneira bem fácil e prática. Acompanhe até o final para não perder nenhum detalhe e tenha uma boa leitura!

Anúncios

Leia também:

Prova de vida online? Em 2022 ainda é possível

Como dito anteriormente, até março de 2020 a prova de vida obrigatória era realizada apenas pessoalmente pelo beneficiário através das agências bancárias.

Para assegurar que não houvesse aglomerações nos bancos durante as datas previstas para o cidadão atualizar seu cadastro, realizou-se um projeto de parceria do INSS com a DataPrev para que as provas de vida fossem feitas através de biometria facial.

Quando o projeto iniciou, no ano passado, 500 mil cidadãos puderam fazer através de seus smartphones e nessa fase atual o número aumentou para 5,3 milhões de beneficiários.

Anúncios

Condições para fazer a prova de vida pela internet

Confira o que é preciso para fazer sua prova de vida usando o seu aparelho de celular em 2022:

  • Antes de mais nada é necessário ter um celular smartphone com câmera frontal, pois a biometria facial será feita através dela.
  • Para realizar a prova de vida online também é necessário estar com a biometria cadastrada no TSE ou Denatran. Essa comprovação digital é realizada pela validação facial no aplicativo gov.br e além dele é preciso ter instalado também o aplicativo Meu INSS.
  • Importante: Instale os dois aplicativos citados antes de começar a prova de vida, isso vai facilitar muito o desenvolvimento do processo todo!

Com os aplicativos devidamente instalados e o seu cadastro realizado, agora é hora de fazer o login nos aplicativos e começar a sua prova de vida.

Como fazer prova de vida pela internet com o celular
Guia passo a passo de como fazer prova de vida pela internet usando o celular em 2022

Como fazer prova de vida pelo celular em cinco passos:

Saiba agora como fazer a prova de vida através do seu smartphone .Segue abaixo o nosso passo a passo:

  1. Abra o aplicativo Meu INSS e faça seu login. Para você para fazer a prova de vida online, precisa vai aparecer uma nova opção na tela com a seguinte frase: “Faça a sua prova de vida. Você não precisa sair de casa, realize a sua prova do seu celular“. Clique em “Iniciar” ou no ícone que está escrito “Prova de vida“.
  1. Após isso o aplicativo irá direcioná-lo para o aplicativo gov.br, já instalado no seu celular anteriormente. Clique em “Autorizações“, selecione o que estiver faltando e clique em “Autorizar“. O aplicativo vai fazer uma pergunta relativa a sua documentação cadastrada para poder fazer a validação facial.
  1. Permitia o uso da câmera do celular. Olhe para a câmera e siga as instruções que aparecerão na tela. 
  1. Com a biometria finalizada, volte ao aplicativo Meu INSS para saber o resultado da sua prova de vida. Lá clique novamente no ícone “Prova de vida“. Então vai aparecer a frase: Acompanhe sua prova de vida e abaixo a data da solicitação e o resultado”.
  1. Com tudo já finalizado, aparecerá a frase: Parabéns! Prova de vida concluída com sucesso“. Abaixo você poderá conferir seu número do benefício e o protocolo. Anote para não esquecer!

É muito importante lembrar também que todos os beneficiários selecionados para fazer a prova de vida pelo celular vão receber mensagens do INSS por e-mail, pelo aplicativo ou SMS.

Sendo que por SMS será enviada pelo número 280-41. Fique atento e desconsidere qualquer mensagem sobre prova de vida que não tenha vindo dele, para evitar golpes. 

Importância da prova de vida

A prova de vida serve para que o cidadão consiga provar quem é ao INSS e, assim como o próprio nome diz, se está vivo e em condições de receber o seu benefício.

Para que fraudes fossem evitadas a partir de 2012 ela se tornou obrigatória a cada doze meses para todos os seus beneficiários.

Esse processo tem como objetivo assegurar ao cidadão o seu direito ao benefício e sem que esse seja fraudado ou pago indevidamente.

A prova de vida é além de ser importante para a segurança do beneficiário também para seu órgão responsável (INSS) porque facilita o processo do pagamento do benefício sem que ocorram erros de identidade, entre outros. 

Por isso é fundamental que o cidadão se atente aos prazos e realize na data certa, pois caso isso não seja feito o seu benefício é bloqueado e ele deixa de receber até que atualize a sua situação.

Gostou do conteúdo? Considere compartilhar nas suas redes sociais. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário ao final da página, que procuraremos te auxiliar.

É importante destacar, que esse guia é um informativo que ensina como fazer prova de vida pela internet, usando o seu celular, mas não temos nenhum vínculo com INSS. Portanto não envie dados pessoais para o nosso site e caso precise falar com INSS, entre em contato através do número 135.

10 comentários em “Como fazer prova de vida pela internet com o celular”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *