Pular para o conteúdo

Como aumentar o nível da conta Gov.br para prata ou ouro

Descrição: Saiba como aumentar o nível da conta Gov.BR do Bronze para Prata ou Ouro e tenha acesso a uma diversidade maior de serviços. Confira!

Anúncios

A plataforma Gov.br, que é o portal unificado de serviços ao cidadão, criado pelo Governo Federal, está se popularizando grandemente nos últimos tempos, com muitas novas contas sendo criadas. 

Isso aconteceu, em grande parte, graças à notícia divulgada pelo Banco Central recentemente, de que os brasileiros com dinheiro esquecido nos bancos podem sacar o dinheiro através do app Gov.br.

Para tanto, porém, será preciso possuir a conta nos níveis mais elevados, prata ou ouro, para conseguir sacar o valor disponibilizado. Dessa forma, muitos brasileiros estão realizando as consultas nos dias designados para saberem se possuem algum valor para resgatar. 

Anúncios

Então, para te ajudar, nós da BH Tech Informática iremos mostrar aqui como subir o nível da sua conta do Bronze para Prata ou Ouro e poder acessar o dinheiro, além de outras vantagens oferecidas. Aproveite e boa leitura!

Leia também:

O que é e como instalar o app Gov.br

O Gov.br é o portal criado pelo Governo Federal para unificar os canais digitais institucionais. É possível, através dele, acompanhar a atuação do governo e fazer solicitações de diversos serviços.

A sua principal vantagem é a utilização de um só cadastro para acessar os diversos sites e aplicativos oficiais do Governo Federal, o que permite que você utilize um único login e senha para utilizar diversos serviços. 

Anúncios

Como aumentar o nível da conta Gov.br para prata ou ouro
Como aumentar o nível da conta Gov.br do Bronze para Prata ou Ouro: Guia 2022

Já ensinamos aqui como se cadastrar no Gov.br e se caso tenha perdido a senha, também temos um tutorial que ensinar como recuperar senha do Gov.br.

Para instalar o aplicativo no celular, você deve fazer o download através da loja de aplicativos do seu celular. Você encontrar o aplicativo oficial do Gov.BR na Google Play em celulares Android e na App Store no caso do iPhone.

Se preferir um guia mais detalhado, veja nosso guia que ensina como instalar o app Gov.br no seu celular. Ao instalar o aplicativo, você já pode começar a aproveitar as vantagens do portal.

Saiba mais sobre os níveis da conta Gov.br

Assim que uma conta é criada com CPF e senha, automaticamente ela é classificada como nível bronze, que já dá a vantagem de você possuir uma única identidade digital para vários serviços do governo, com comprovação de segurança mais simples. 

Outras formas de criar uma conta bronze são: 

  • Através do cadastro via formulário online na Receita Federal

  • Através do cadastro via formulário online no INSS

  • Através do cadastro via atendimento presencial nas agências do INSS

  • Através do cadastro e validação dos dados via atendimento presencial nos postos da Senatran

Para poder ter uma conta de nível prata, é preciso realizar o reconhecimento facial, para que o sistema identifique sua foto na base da CNH ou em algum login realizado nos bancos cadastrados. 

Se você for servidor público federal, você também pode ter a conta nível prata através do usuário e senha do SIGEPE.

Com uma conta prata é possível:

  • Visualizar e compartilhar documentos digitais e dados

  • Utilizar o serviço de assinatura eletrônica no site assinador.iti.br

  • Habilitar a autenticação em duas etapas, o que garante maior segurança no uso da identidade digital

Para ter uma conta nível ouro é preciso que você faça login com certificado digital compatível com ICP – Brasil ou que o seu reconhecimento facial seja identificado na base da Justiça Eleitoral.

As vantagens da conta ouro são:

  • Poder acessar os serviços públicos que exigem o maior grau de segurança na identificação digital

  • Poder realizar a prova de vida com a validação facial

  • Ter a identidade digital com o maior grau possível de segurança

Além disso, para poder sacar os valores disponibilizados pelo Banco Central, somente contas de nível prata e ouro serão consideradas. 

Na comparação dos níveis, apenas as contas prata e ouro oferecem as seguintes opções:

  • Visualizar e compartilhar dados dos seus documentos digitais

  • Utilizar os serviços gratuitos para realizar assinatura eletrônica com o site assinador.iti.br

  • Acessar os serviços que necessitam de maior confiabilidade da conta

  • Habilitar autenticação em duas etapas, para maior segurança.

A conta bronze oferece nível máximo de segurança baixo, a conta prata oferece nível alto e a conta ouro, o nível máximo de segurança. 

Como subir o nível da conta Gov.br no aplicativo

Como já dissemos, assim que a conta Gov.BR é criada, automaticamente você será nível bronze. Todas as contas criadas com o número de CPF e senha são da mesma forma. 

Para aumentar o nível da conta, basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Ao entrar no aplicativo, toque na opção “Aumentar Nível

  2. Na tela seguinte, escolha a opção “Aumentar nível da conta

  3. Leia atentamente as instruções para realizar o reconhecimento facial

  4. Ajuste seu rosto na área destacada e prossiga seguindo as instruções do aplicativo

  5. Pronto! Sua conta será aumentada para prata ou ouro, a depender da base de dados em que seu reconhecimento facial foi realizado

Confira a sequência de imagens do procedimento:

Pode acontecer de, ao tentar aumentar o nível de prata para ouro, você encontre algumas dificuldades, pois o sistema Gov.br está constantemente atualizando e abrindo novas opções. 

Assim, basta aguardar algumas horas ou dias e entrar novamente para verificar a possibilidade de conseguir. 

Maior segurança para você 

É importante destacar que, ao aumentar o nível da sua conta, você garante maior autenticação e consegue proteger o acesso à sua conta. 

Os níveis funcionam a partir de selos de confiabilidade, que são os selos já adquiridos em sua conta, como validação através da Previdência Social, ou via Internet Banking, entre outros.

O maior objetivo destes selos é garantir que você é mesmo quem diz, que seus dados sejam utilizados apenas por você e que fraudes não ocorram de forma nenhuma. 

Por isto, siga o tutorial passado neste texto para aumentar o nível da sua conta Gov.br para Prata ou Ouro, garantindo maior segurança para a sua identidade digital no portal do Governo Federal. 

Gostou das dicas que passamos? Conte-nos qual o nível da sua conta Gov.br e nos mande suas dúvidas para podermos ajudá-lo da melhor forma possível. 

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

5 comentários em “Como aumentar o nível da conta Gov.br para prata ou ouro”

  1. Estou tentando aumentar o nível de bronze para pra a mais de uma semana e não consigo,o código não chega pelo banco 😢 existe alguma forma presencial de fazer isso ?

  2. Patricia Messias de Araujo

    Olá Bom Dia!! Estou tentando aumentar o nível de prata para ouro há uma semana e ainda n conseguir sigo todos os passos no final volta para o mesmo lugar do inicio que devo fazer? Desde de já agradeço!

  3. Preciso aumentar meu nível da minha conta para ouro porque sou funcionário público e necessito fazer procedimentos administrativos que antes eram feito pelo token e agora o mesmo foi desabilitado. Consegue ter acesso ao sistema, porém não consigo finalizar porque minha conta é prata e exige que seja ouro. Desde a semana passada tenho tentando pelo reconhecimento facial e nada de conseguir. Pergunto o que devo fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *