Pular para o conteúdo

Como fazer CNH Digital: Como cadastrar Carteira Digital de Trânsito

O Governo Federal lançou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que possibilita a emissão da CNH digital, ou Carteira Nacional de Habilitação Digital. 

Anúncios

Através deste aplicativo, é possível ao cidadão ter no celular a carteira de motorista e o documento do veículo que esteja em seu nome, de forma segura e com a mesma validade das versões impressas dos documentos. 

Com a possibilidade de ter sempre em mãos a CNH digital, situações em que é preciso apresentar o documento serão facilitadas, pois a Carteira Digital de Trânsito pode substituir a versão impressa em todo o território brasileiro.

Como a maior parte das pessoas está acostumada a utilizar o celular grande parte do tempo, a versão da CNH digital ainda garante que as informações estejam sempre à mão e os prazos para renovação sejam cumpridos. 

Anúncios

Porém, ainda existem algumas dúvidas a respeito de como conseguir adquirir a Carteira Digital de Trânsito e como utilizar o aplicativo no dia a dia. 

Por isso, nós da BH Tech Informática listamos aqui as principais informações sobre como fazer a CNH digital, para esclarecer todas as dúvidas. Acompanhe!

Leia também:

O que é a CNH Digital?

Como já mencionamos, a CNH Digital nada mais é do que a versão digital do documento de habilitação, que pode ser conseguida através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, oferecido pelo Governo Federal. 

Anúncios

Este serviço, lançado em 2017, é 100% gratuito e pode ser adquirido pelos motoristas cuja carteira de habilitação foi expedida ou renovada depois de maio de 2017.

A CNH digital possui o mesmo valor jurídico do documento impresso, além de também possuir a mesma validade, de acordo com o Projeto de Lei 14071/20, de outubro de 2020, válido aos documentos a partir de abril de 2021. Confira!

  • Para motoristas até 50 anos: Validade de 10 anos
  • Para motoristas entre 50 e 70 anos: Validade de 5 anos
  • Motoristas com mais de 70 anos: Validade de 3 anos

Ou seja, mesmo com a CNH digital, é importante ficar atento ao prazo para a renovação do documento, pois a versão digital também obedece à mesma data de validade e não isenta o motorista da renovação. 

Como fazer CNH Digital: Como cadastrar Carteira Digital de Trânsito
Como fazer a CNH Digital: Guia 2022 atualizado

Como solicitar a CNH digital?

Para quem quer ter a CNH digital, o primeiro passo é verificar se a carteira de habilitação foi renovada ou expedida depois de maio de 2017 e se a mesma possui um QR Code na parte interna do documento, como na imagem: 

Presença do QR Code na CNH

Além disso, é imprescindível possuir uma conta no gov.br, site do Governo Federal, pois é este cadastro que será utilizado também em outros aplicativos disponibilizados pelo governo, não apenas o Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde a CNH digital é emitida.

Para realizar o cadastro no Gov.br, basta preencher o número do CPF na área própria e, ao clicar em “Continuar”, seguir os passos solicitados no preenchimento de dados. Se preferir, pode ler o nosso tutorial sobre como criar uma conta no gov.br.

Caso você já possua outro aplicativo do Governo Federal, como o de declaração de imposto de renda, por exemplo, não será necessário fazer cadastro.

O sistema utilizado é o mesmo e, ao inserir o número do CPF já serão localizadas as informações de login. 

Depois de ter feito a sua conta no gov.br, basta seguir os passos a seguir:

  1. Fazer o download do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). Se você possui um iPhone, pode encontrar o aplicativo na App Store. Caso tenha um celular Android, o app estará disponível no Google Play

  2. Ao abrir o aplicativo, na tela inicial, clique em “Entrar com gov.br” e, depois, preencher o CPF e senha da conta do site do governo.

  3. No menu inicial, escolher a opção “Habilitação”.

  4. Depois, escolher “Toque para baixar sua CNH” e cadastrar uma chave de 4 dígitos para poder acessar todos os documentos do app.

  5. A CNH digital será baixada e estará disponível no aplicativo a qualquer momento que o condutor necessitar, conforme imagem abaixo.
Como baixar CNH Digital

Onde a CNH digital é aceita?

Embora seja uma facilidade aos motoristas, a adesão à CNH digital não é obrigatória, pois a versão impressa continua valendo. A versão digital é para quem deseja obter ou sente a necessidade de ter essa opção. 

Como já foi dito anteriormente, a CNH digital possui validade em todo o território brasileiro, pois seu valor jurídico é o mesmo da CNH impressa e, portanto, é aceita em todos os lugares.

É importante apenas estar sempre atento às condições de uso, garantindo que seu celular esteja sempre com bateria suficiente, caso vá sair sem o documento impresso, pois sem ter um documento oficial de habilitação enquanto dirige, você pode levar uma multa. 

Caso você esteja parado em uma blitz, por exemplo, e esteja sem internet, não precisa se preocupar, pois o aplicativo funciona offline e irá acessar sua carteira de habilitação sem maiores problemas.

Conteúdo relacionado: Bateria do celular descarregando rápido – Saiba como resolver

Vantagens do App Carteira Digital de Trânsito

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito vai além da habilitação no formato digital, pois possui inúmeras vantagens:

  • Receber alertas quando estiver próximo da data de renovação da CNH

  • Cadastrar um veículo como seu

  • Verificar as infrações cometidas nos últimos 12 meses, bem como a pontuação acumulada

  • Identificar os principais condutores de um veículo em seu nome

  • Ter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV digital)

  • Saber sobre recalls do modelo do seu carro e as principais informações sobre o problema

  • Exportar ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo) para proprietários de veículos zero que ainda não foram emplacados e licenciados

  • Visualizar as restrições e dados básicos de veículos usados antes de realizar a compra

Além disso, há a comodidade de estar sempre com a CNH em mãos, quando necessária, já que a maior parte das pessoas está sempre em posse do aparelho celular. 

Como foi mostrado no artigo, são muitas as vantagens que a CNH digital traz, além dos outros recursos disponíveis no app Carteira Digital de Trânsito, que busca facilitar a vida dos condutores na hora de conseguir informações.  

O que você achou do conteúdo? Mostramos o passo a passo de como fazer a CNH Digital em 2022. Vai aderir? Conta pra gente nos comentários se você conseguiu seguir nosso tutorial e já está com a sua em mãos. 

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

3 comentários em “Como fazer CNH Digital: Como cadastrar Carteira Digital de Trânsito”

  1. Marcio Cardoso de Mello

    Olá. Será que alguém consegue esclarecer uma dúvida?
    Já tenho a CNH digital, tenho o app no iPhone, tudo OK.
    Minha CNH venceu, já renovei.
    No app continua a aparecer CNH vencida (a antiga).
    Não consigo deletá-la e inserir a nova.
    Como deletar a CNH vencida no app e baixar a nova?
    Alguém consegue ajudar?
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *