Pular para o conteúdo

Celular descarregando rápido: O que fazer para ter mais duração de bateria

Descrição: Está com o seu celular descarregando rápido? Entenda o que faz a bateria descarregar rapidamente e confira dicas para ter mais autonomia.

Anúncios

Uma grande questão quando falamos sobre o uso, as vantagens e as desvantagens de utilizar um smartphone é a duração da sua bateria. Ainda que existam disputas entre as grandes fabricantes acerca da vida útil e da duração da bateria em seus aparelhos, quase todos enfrentam esse mesmo problema. 

É possível buscar algumas formas de otimizar o tempo de duração da bateria do celular, para não se tornar refém de tomadas ou carregadores portáteis (confira no link os melhores modelos). 

Determinados aplicativos ou configurações do seu aparelho podem estar contribuindo com o seu rápido descarregamento, podendo te deixar na mão quando você mais precisar.

Anúncios

Então se o seu celular está descarregando rápido, com pouca vida útil da bateria, esse guia da dos especialistas da BH Tech Informática é pra você.

Separamos algumas dicas sobre como otimizar o tempo de duração, algumas informações sobre o que está causando esse problema e dicas sobre como conservar a vida útil da sua bateria. Acompanhe!

Leia também:

Porque a bateria está descarregando rápido

Antes de partir para as dicas de como otimizar a duração da bateria é importante entender o que pode estar ocasionando o seu rápido descarregamento e deixando o usuário na mão. 

Anúncios

Separamos, então, alguns dos principais vilões da duração da sua bateria, confira a seguir! 

Celular infectado com vírus

Um grande vilão no rápido consumo de bateria, pode ser a infecção por vírus no aparelho. Já que falsos aplicativos podem executar tarefas não desejadas em segundo plano, além de comportamentos inadequados com lentidão no celular e exibição de propagandas em excesso.

Você pode utilizar o nosso guia para remoção de vírus no celular para fazer uma verificação completa e na pior das hipóteses, pode formatar o aparelho para ter de volta as configurações originais.

Consumo exagerado

Antes de colocar a culpa nas tecnologias, devemos ressaltar que um dos principais motivos para a sua bateria acabar rápido é você mesmo, com os seus hábitos de uso.

Ainda que seja difícil de aceitar, sabemos que a cada ano que passa os aparelhos apresentam mais e mais funções, como bancos, aplicativos de comunicação e redes sociais, que acabam sendo utilizados o tempo todo. 

A média apresentada pela agência britânica Tecmark, é que checamos a checar o celular até 2 mil vezes por semana, dando uma média de 300 vezes por dia. 

Outro fator importante é que os avanços tecnológicos não têm sido acompanhados de uma bateria que suporte a sua demanda, pois elas precisam ter um tamanho compacto e leve que não deixe o aparelho pesado e grande, o que acaba impossibilitando uma maior duração. 

Luz da tela muito forte

Outro fator importante de consumo da sua bateria é a tela. Toda vez que sua tela é ativada, seja por uma notificação ou até mesmo para consultar a hora, ela gera um consumo considerável de energia.

Então, quanto maior ela for e quanto maior o brilho que ela estiver utilizando, maior será o gasto.

Conexões e aplicativos em segundo plano

Além da tela e do usuário, estar conectado à internet 3G ou 4G também gera um consumo da bateria do celular. E a chegada do 5G promete gastar ainda mais energia.

Existem alguns aplicativos, como WhatsApp e Facebook, que mantêm sua atividade em segundo plano, ou seja, continuam funcionando mesmo que o celular esteja parado, permitindo, por exemplo, que você receba notificações. 

Essa atividade, no entanto, exige que a bateria continue trabalhando e provoca um gasto considerável.

Outro ponto no que tange às conexões, é que as oscilações de sinal da sua operadora levam o seu aparelho a uma busca constante pelas vias de comunicação, o que exige muito da bateria. Dessa forma, quanto menor o sinal, mais a bateria será gasta.

Celular descarregando rápido: Como resolver o problema

Diante de tantos fatores que prejudicam a duração da sua bateria e deixam o celular descarregando rápido, existem algumas atitudes possíveis para otimizar esse tempo e melhorar a performance do seu aparelho. Confira a seguir algumas dicas valiosas:

  1. Ajuste o brilho da tela: Diante dos gastos provocados pela tela, procure diminuir o brilho e mantenha o mais baixo possível, buscando respeitar os limites da sua visão. Você pode ainda utilizar os temas mais escuros e desativar as notificações de alguns aplicativos não tão importantes.
  1. Ative o bloqueio da tela: Outra dica boa é reduzir o tempo de bloqueio da sua tela, pois quanto menor o tempo que ela levar para escurecer mais bateria ele irá economizar.
  1. Feche os aplicativos em segundo plano: Como ressaltamos anteriormente, os aplicativos em segundo plano consomem muita bateria do seu aparelho. Desative notificações de aplicativos que utiliza muito pouco e crie o hábito de fechar as abas dos aplicativos que não estão sendo utilizados.
  1. Desligue as conexões Wi-Fi e Bluetooth: Caso não esteja utilizando algum desses serviços, procure desativá-los. Todos os modelos de aparelho que contam com essas funções permitem ao usuário ativar e desativar quando desejar.
  1. Desative a função GPS: A função GPS do seu aparelho também consome muita bateria. No entanto, é possível desligar ou restringir a sua utilização, o que irá aumentar o tempo de uso do aparelho.
  1. Use o modo de Economia: O modo de economia de energia pode ser encontrado em quase todos os aparelhos de celular, com sistemas Android e iOS. É um ótimo recurso para economizar a energia do seu celular. Ela pode ser facilmente ativada nas configurações do seu aparelho a hora que você desejar.

05 dicas para conservar a vida útil da bateria

Uma informação importante sobre a bateria do seu celular é que, assim como qualquer outra tecnologia ou eletrônico, ela possui vida útil ou período de uso.

Isso significa que, depois de fabricada, ela possui um período de funcionamento normal de 2 a 4 anos e  conforme os anos vão se passando ela ou o aparelho precisarão ser trocados.

No entanto, existem certas formas ou hábitos de uso que podem colaborar com o aumento ou redução desse período. Então, para evitar o problema o desgaste antes do tempo, separamos algumas dicas de uso importantes para a vida útil da sua bateria, confira:

  1. Se possível, evite descarregar a bateria do seu aparelho por completo, até desligar, e retire do carregador depois de atingir os 100%. Então, não deixe o celular na tomada a noite toda, pois esse hábito pode danificar o material da bateria.
  1. Use apenas carregadores originais. Caso o seu carregador quebre ou suma, evite substituí-lo por um genérico. Os cabos originais do seu aparelho possuem configurações técnicas específicas para o seu aparelho e as necessidades da sua bateria. Dessa forma, o barato de um carregador genérico pode sair caro ao danificar a bateria do seu aparelho.
  1. Não carregue seu celular no computador, pois as correntes de energia que passam pelas suas entradas USB costumam oscilar muito, provocando aumento da temperatura do aparelho, o que prejudica a saúde da bateria. Então busque utilizar o carregador na tomada.
  1. Desative o brilho automático do seu celular, pois a tecnologia de adaptação do brilho à claridade do ambiente gasta muita bateria. Além disso, diminua o tempo da luz de fundo para menos de 30 segundos, pois a luz que fica ativa até que o celular apague sozinho também consome energia.
  1. Por fim, destacamos novamente que você fique atento aos aplicativos em segundo plano, os serviços de localização, a presença de malwares e as configurações do Wi-Fi e Bluetooth. Mantenha-os ativados apenas quando necessário e, então, sua bateria irá durar mais tempo.
Celular descarregando rápido: Saiba como economizar bateria
Celular descarregando rápido: O que fazer para ter mais duração de bateria

Gostou do conteúdo? Essas foram as dicas da BH Tech Informática para te ajudar com o celular descarregando rápido demais.

Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de completar com alguma sugestão, utilize os comentários ao final da página.

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 212

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

11 comentários em “Celular descarregando rápido: O que fazer para ter mais duração de bateria”

  1. Goste muito. Minha bateria 5000
    Depôs q mudei de casa descarrega sem usar . Tbm uso pouquíssimo.
    Acho q são as tomadas mesmo.
    Sai de bhte e vim p interior ,outro estado. Blz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *