Pular para o conteúdo

Como liberar espaço no celular com Android: Guia 2022

A memória interna do seu celular é onde armazenam-se todas as informações contidas no seu aparelho. Desde as fotos capturadas na sua câmera, documentos baixados e mensagens trocadas, até mesmo programas e aplicativos utilizados. 

Anúncios

Com isso a memória fica cheia, deixando o celular lento e impossibilitando o armazenamento de novas informações. Para contornar esse problema, você precisa ser capaz de identificar o que está ocupando a memória, para conseguir liberar espaço no celular.

Foi pensando nisso que o que o time da BH Tech Informática elaborou a leitura a seguir, na qual apresentaremos as principais dicas no intuito de ajudar na liberação de espaço na memória do aparelho, identificando e apagando os arquivos menos importantes.

A sugestões são super fáceis, não é necessário formatar o celular, o que vai facilitar muito a sua vida. Portanto, confira esse guia que preparamos para você conseguir aproveitar ao máximo a memória do seu aparelho Android. Aproveite!

Anúncios

Leia também:

Importância de liberar espaço no celular

A memória interna de um celular é responsável por armazenar informações como mensagens, fotos, vídeos e dados de navegação.

Assim, uma memória sempre cheia faz com que seu dispositivo esteja sobrecarregado e gaste mais bateria, que pode causar um problema muito comum, que é o celular descarregar rápido demais.

Além disso, faz com que seu telefone fique mais lento e apresente mais travamentos, ou seja, você terá uma usabilidade prejudicada. 

Anúncios

Desse modo, é fundamental manter a memória de seu celular o mais livre possível. Mas como fazer para liberar espaço no celular com sistema Android? Confira as dicas a seguir.

Limpeza na galeria de fotos e vídeos

Essa talvez seja a dica mais básica e a que fazemos com mais naturalidade. Procure e delete aquelas fotos repetidas, mal tiradas e os vídeos longos presentes na sua galeria. 

Nos dias de hoje, com o uso generalizado do WhatsApp, muitos vídeos não importantes acabam circulando e ficando salvos no aparelho.

Procure-os e apague-os no intuito de liberar aquele espaço precioso na sua memória. 

Para isso, você pode usar um aplicativo como o Gallery Doctor, que seleciona os arquivos mais prováveis de serem deletados. 

Esse aplicativo consegue perceber as fotos consideradas ruins e fotos tiradas muito semelhantes, destacando-as e sugerindo sua exclusão. Com essa dica simples você já conseguirá mais espaço na sua memória interna.

Desinstale aplicativos pouco utilizados

O sistema Android possui uma infinidade de aplicativos indispensáveis e outros com funções interessantes, mas que não utilizamos o tempo todo. Se você está tendo problema com espaço no aparelho, deixe instalado somente apps de uso rotineiro e que são realmente úteis no seu cotidiano.

Desse modo, foque em manter aqueles apps fundamentais (redes sociais mais utilizadas, aplicativos de música, aplicativos de mensagens etc) e tente apagar aqueles menos usados (lojas de roupas, apps de notícia e/ou qualquer outro mais irrelevante).

Para isso, você pode ir em “Configurações” e depois em “Aplicativos”. Após isso, você poderá decidir quais aplicativos você poderá desinstalar, com base no seu uso e/ou necessidade. 

Assim, você conseguirá liberar mais espaço útil da sua memória interna do Android.

Limpe os dados de navegação do seu navegador

Ao utilizar o navegador de internet, diversos dados de navegação acabam por ficar armazenados no seu telefone, como vestígios. 

Para remover essas informações, você pode abrir o aplicativo do Google Chrome, tocar nos três pontinhos em cima e na direita, depois em “Configurações”, “Configurações do site”, “Dados armazenados” e “Limpar todos os dados”. 

Assim, você eliminará essas informações residuais, contidas nas páginas navegadas. Isso fará com que seu navegador de internet possa melhorar seu desempenho e até mesmo funcionar de maneira mais fluida.  

Apague arquivos salvos no Whatsapp

Com centenas de mensagens e arquivos de fotos e vídeos sendo trocadas diariamente, o Whatsapp pode ser o vilão do armazenamento do seu aparelho. 

Para gerenciar esses arquivos, você pode tocar nos três pontinhos em cima e na direita da sua tela, ir em “Configurações”, “Armazenamento e dados” e “Gerenciar armazenamento”.

Assim, você poderá ver suas conversas que mais ocupam espaço da sua memória, podendo acessá-las e apagar as mídias que ocupam mais espaço em seu Android.

Baixar aplicativos que possuem esse propósito

Existem alguns aplicativos que foram projetados especificamente para resolverem esse problema de falta de memória no telefone. Talvez os mais conhecidos desses aplicativos sejam o CCleaner e o Clean Master.

Eles são apps que buscam limpar espaço no seu aparelho, analisando a memória interna e descobrindo o que é útil ou não. Ele analisará a periodicidade de uso de uns aplicativos, os dados de navegação e de cache dos apps instalados no seu Android. 

Em outras palavras, ele faz essa “geralzona” que a gente busca e deseja no nosso aparelho. Além disso, seus downloads são gratuitos, o que os tornam ainda mais atrativos. Assim, essas podem ser soluções mais práticas para liberar aquele espaço no seu Android.

Utilizar um cartão de memória (microSD)

Um dos grandes diferenciais dos celulares Android para os aparelhos da Apple é a capacidade dos primeiros poderem utilizar um cartão de memória para expandir sua capacidade de armazenamento.

Com isso, é possível transferir aplicativos baixados para esse cartão de memória,  além de armazenar documentos, vídeos e fotos nesse microSD. Como  consequência disso, a memória interna do seu Android ficará reservada para aqueles dados mais fundamentais para o bom funcionamento do seu aparelho.

Como liberar espaço no celular
Como liberar espaço no celular com Android: Guia 2022

Viu como é bem fácil conseguir liberar espaço no seu aparelho Android? Se você seguir todas essas dicas apresentadas no artigo, será possível desfrutar o seu aparelho sem se preocupar em receber aquelas mensagens chatas de armazenamento cheio com frequência.

Desse modo, seu telefone ficará mais rápido e sofrerá menos congelamentos, além de você sempre ter o espaço necessário para o funcionamento ideal do seu dispositivo Android!

Se você tem alguma dúvida ou alguma sugestão para ajudar a liberar espaço na memória do celular, deixe o seu comentário ao final da página.

1 comentário em “Como liberar espaço no celular com Android: Guia 2022”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *