Pular para o conteúdo

Como melhorar o ping em jogos online: Guia para resolver problemas com ping alto

Qualquer pessoa que já experimentou um jogo online sabe que o ping, também conhecido como latência, pode atrapalhar os momentos mais importantes durante uma partida.

Afinal, se o ping ficar alto que você nem consegue mais ver direito o que está acontecendo em tempo real, ficando em total desvantagem com seus adversários. Mas será que tem como melhorar o ping em jogos online?

Em boa parte dos casos isso totalmente possível, mas depende de alguns fatores específicos. Se estiver curioso para saber como pode diminuir o ping da sua conexão, é só conferir as principais dicas da BH Tech Informática logo abaixo. Acompanhe!

Leia também:

O que pode causar um ping alto?

Antes de tentar resolver o problema de um ping alto, também é bom compreender o que pode causar esse problema com a sua conexão.

Até para saber que por vezes acontece por fatores totalmente fora do seu alcance, o que realmente é o caso em muitas situações. No geral, a latência alta pode ser causada pelos seguintes motivos:

Sabendo dessas principais razões para um ping mais alto, vamos descobrir como lidar com cada um deles a seguir. Leia tudo com bastante atenção, colocamos uma dica bônus para tentar reduzir o ping ao final do conteúdo.

Como melhorar o ping em jogos online: Guia 2021

Como citamos acima, vamos ver exatamente como você pode resolver os problemas que causam seu ping alto. Só tenha em mente que alguns deles não vão depender só de você!

1. Qualidade da internet oferecida pela sua operadora

Para começar, um dos motivos de um ping alto pode ser simplesmente causado pela qualidade da internet oferecida pela sua operadora.

Caso o serviço esteja com instabilidades, você poderá perceber isso de forma bem clara quando jogar uma partida online, não só pelo ping alto, mas também com a chance da sua internet cair diversas vezes ao longo do dia.

Isso pode ser resolvido com um reparo, então é importante sempre entrar em contato com a operadora quando notar esse tipo de situação. Caso perceba que é algo constante, talvez seja melhor considerar a troca de operadora.

Você pode usar o nosso guia para medir a velocidade da internet em diferentes momentos do dia e comparar com o plano contratado, para ter certeza que está recebendo corretamente a velocidade contratada.

2. Uso de Wi-Fi em vez de cabo de rede

Aqueles que jogam no notebook, consoles e dispositivos móveis geralmente usam uma rede Wi-Fi para aproveitar seus games online, só esse tipo de conexão nunca será tão boa quanto a que liga seu aparelho direto no modem através de um cabo de rede.

É claro que isso influencia diretamente no seu ping, então recomendamos que sempre deixe seu dispositivo conectado por cabo quando tiver essa opção.

Sabemos que apenas alguns notebooks e consoles possuem a entrada para o cabo de rede, mas se esse for o caso, o use sempre que possível.

3. Downloads durante a partida

Um dos motivos mais comuns do ping aumentar de repente é o fato de alguém realizar um download exatamente quando você estiver jogando. Isso pode acontecer porque você esqueceu que estava baixando algo ou até porque seu computador ou celular iniciou a atualização de algum software ou aplicativo enquanto está ocupado no jogo.

Se morar com mais pessoas, também é natural que alguém comece a baixar um arquivo sem saber que você estava jogando. Nesses casos, é só interromper o download e o ping voltará ao normal em instantes. Vale mencionar que conteúdo de streaming também pode causar esse efeito.

4. Roteador muito longe do computador

Se estiver usando uma rede Wi-Fi, há outro motivo que pode causar um ping ainda mais alto durante suas partidas online, que é a distância do seu roteador. Isso acontece porque quanto mais longe o aparelho estiver do seu computador, celular ou console, pior será o sinal da internet.

Isso pode causar lag e um ping mais alto que o normal. Por isso, recomendamos que sempre esteja o mais perto possível do roteador. Para quem não sabe, é bem possível que o seu modem seja híbrido, já contando com um roteador nele mesmo.

É uma alternativa para tentar atenuar o problema na impossibilidade de se usar cabos rede, instalar um roteador mais robusto para substituir o que a operadora oferece e se for o caso, instalar alguns repetidores de sinal no ambiente.

5. Servidor do jogo muito distante ou passando por instabilidades

Outro grande motivo para perceber um ping alto é a distância que o servidor do jogo está de onde você mora. Pode ser que o game até conte com servidores no Brasil, mas ele pode ser localizado em um estado mais distante do seu.

Também há casos em que o servidor para jogadores brasileiros esteja em outro país da América Latina. Nesses casos, você realmente perceberá um ping bem maior do que em jogos com servidor perto da sua região.

É possível que alguns servidores também se encontrem só nos Estados Unidos, o que pode fazer o game ser bem difícil de se jogar se ele depender muito de seus reflexos. Nesses casos, mesmo com uma ótima qualidade de internet na sua casa, não há muito o que fazer.

Alguns programas como NoPing e ExitLag, criam uma rota otimizada entre a sua conexão e o servidor do jogo, é uma alternativa bem válida de se tentar. Principalmente porque esses programas geralmente oferecem alguns dias de testes grátis.

Em que jogos online o ping realmente importa?

Tendo em vista o que pode causar um ping mais alto e como você pode resolver essa situação quando possível, vale falar ainda de quando isso realmente importa. Afinal, não é todo jogo online que é totalmente prejudicado por uma latência alta.

Em jogos competitivos e que precisam de reflexos rápidos e precisos, como CS:GO, um famoso jogo de FPS (Tiro em Primeira Pessoa), o ping é realmente algo que pode causar uma vantagem ou desvantagem muito grande aos jogadores.

Ter um ping alto em um jogo de tiro online, pode ser fator decisivo que faz com que seus inimigos sempre te acertem com mais sucesso do que o contrário.

Já em jogos como os MMOs, o ping não tem uma influência tão grande e até costuma apresentar uma latência muito maior para a maioria dos jogadores.

Isso acontece porque, em muitos casos, os servidores dos MMOs acabam se concentram em uma única região de um continente para prover seu serviço para a maior quantidade de pessoas possível. Assim, você acaba vendo servidores apenas na Europa ou só na América, por exemplo.

Como esses jogos nem sempre requerem um reflexo tão rápido dos jogadores, você não acaba sendo muito afetado pelo ping alto. Se esse for o seu caso, não precisa se preocupar tanto com isso, já que é totalmente comum e natural.

Dica extra para tentar diminuir o ping: Faça uma verificação completa com o seu antivírus

Problemas com malwares podem causar diversos tipos de problemas no equipamento, uma maior lentidão na sua conexão com certeza pode ser uma delas.

Leia o nosso guia de melhores antivírus e escolha um, de preferência uma versão paga, para fazer uma varredura completa no seu computador, em muitos casos isso pode ser a solução definitiva de problemas com ping alto.

Gostou do conteúdo? Tem algo para complementar ou gostaria de tirar alguma dúvida? Estamos disponíveis nos comentários ao final da página.

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *