Pular para o conteúdo

Como mudar a senha do celular

Saiba como mudar a senha do celular em aparelhos com sistema iOS (iPhone) e Android, com o nosso guia completo e atualizado. Acompanhe!

Anúncios

A criação de uma senha forte para o seu celular é um requisito básico para manter a sua segurança e privacidade no uso de seu aparelho, evitando assim golpes e roubos de dados.

Já que, com ela você conseguirá restringir o número de pessoas que conseguirão acessar o seu dispositivo e impedir o acesso às suas informações pessoais contidas no aparelho.

Além disso, com uma senha forte, somente você, e aquelas pessoas as quais você compartilhar a senha, poderão acessar o seu telefone celular. 

Anúncios

Isso é muito importante, pois dessa forma será possível manter informações tais como: 

  • Fotos; 
  • Mensagens; 
  • Aplicativos financeiros; 
  • e outros dados, mais restritos e seguros.

Desse modo, colocar uma senha no seu aparelho celular deve ser uma das primeiras medidas a serem tomadas no momento em que você começar a utilizar o dispositivo.

Porém, é importante utilizar uma senha forte, mas fácil de lembrar, uma vez que, é essencial não esquecer qual foi a combinação registrada no seu celular. Caso contrário, você terá o seu próprio acesso ao dispositivo negado.

Anúncios

Isso parece um pouco difícil de acontecer, até mesmo absurdo. Porém, devemos pensar naquelas pessoas mais idosas, ou com alguma dificuldade em reter esse tipo de informação. Para essas pessoas, é importante anotar a senha e guardá-la em um lugar seguro.

Como mudar a senha do celular: Guia Passo a Passo 2023
Como mudar a senha do celular: Guia Passo a Passo 2023

Devo mudar a senha do celular com frequência?

A senha do seu aparelho celular pode ser trocada basicamente a qualquer momento, de maneira bem fácil e rápida.

No entanto, não é recomendado realizar trocas frequentes dessa senha de acesso, uma vez que a pessoa pode acabar se confundindo com as combinações, causando problemas para ela mesma e dificultando o acesso ao seu próprio telefone celular.

A troca da senha do seu dispositivo móvel é recomendada quando a combinação antiga parecer simples, ou quando você suspeitar que alguém tenha tido conhecimento dessa sua senha e você não confia nessa pessoa.

Desse modo, nesses casos específicos, por motivos de segurança e privacidade,  é prudente realizar a troca da senha do seu aparelho celular.

Dicas para criar uma senha forte para seu aparelho móvel

Para ter uma senha forte em seu dispositivo, existem uma série de dicas que podem ser seguidas, no intuito de dificultar o acesso de terceiros ao seu celular. Dentre essas dicas, podemos destacar:

  1. Escolha uma senha com 6 ou 8 dígitos, ao invés de somente 4;
  2. Evite escolher números sequenciais (1,2,3,4);
  3. Evite números repetidos (0,0,0,0; 5,5,5,5; 8,8,8,8);
  4. Não coloque sua data de aniversário, pois, caso perca seu celular com a carteira, poderão conferir com sua identidade;
  5. Caso disponível, utilize seu leitor de digital ou de reconhecimento facial;

Seguindo essas dicas, você conseguirá elaborar uma senha forte e com riscos bem menores de ser adivinhada por terceiros. Assim, você manterá seus dados, aplicativos e informações pessoais seguros.

Como mudar a senha do celular: Guia 2023

Existem diversas maneiras de se trocar a senha de um celular, e isso vai variar de aparelho para aparelho. 

Celulares da Apple possuem uma configuração diferente dos que usam o sistema Android, e esses últimos ainda podem diferenciar entre si (visto que engloba marcas diferentes, como Samsung, LG, Motorola etc).

A seguir, iremos mostrar os métodos mais comuns de trocar a senha de seu aparelho celular, seja do sistema iOS (da Apple) ou Android. Confira!

Trocando a senha em aparelhos iOS (iPhones)

Para trocar a senha de segurança de tela do seu iPhone, siga os seguintes passos abaixo:

  1. Na tela inicial, vá em “Ajustes”
  2. Em seguida, toque em “Touch ID e Código” ou “Face ID e Código”, dependendo do modelo de seu aparelho (os aparelhos com Touch ID são aqueles que possuem o botão de início, enquanto os com Face ID não possuem mais esse botão).
  3. Role para baixo até encontrar a opção “Alterar Código”.
  4. Insira a sua senha atual e escolha o novo tipo de código (senha) que você deseja criar para acessar seu telefone. Lembrando que, uma senha com mais números, letras e caracteres especiais (!, @, #, ? etc) é considerada mais forte.
  5. Pronto! Você conseguiu alterar sua senha de acesso do seu iPhone.

Viu como é fácil mudar sua senha no dispositivo Apple? Agora, vamos mostrar como fazer a mesma coisa, mas nos dispositivos Android. Confira!

Trocando a senha em aparelhos Android (Samsung, LG, Motorola etc)

Mudar uma senha de bloqueio nos dispositivos Android também é muito fácil. Muito embora cada marca tenha diferentes caminhos a serem seguidos, todos seguem basicamente a mesma linha de raciocínio para realizar essa senha. 

Por isso, usaremos como exemplo o aparelho Galaxy S9, da Samsung, uma das melhores marcas de celular do mercado. Confira a seguir.

  1. Na sua tela inicial, toque em “Configurações”.
  2. Em seguida, deslize para baixo e toque em “Tela de bloqueio”.
  3. Agora, vá em “Tipo de bloqueio de tela”. Aqui, o telefone irá pedir a sua senha atual. Insira-a para prosseguir para os próximos passos.
  4. Toque no seu modelo de senha que tenha escrito “Tipo de bloqueio atual” para alterar a senha do mesmo método. Ou então, toque em um outro tipo de senha para criar uma nova combinação de um método diferente (Deslizar, Padrão ou PIN).

Do mesmo modo que nos aparelhos iPhone, lembre-se que a criação de uma senha com letras, caracteres especiais (!,@,#, ? etc) e mais de 4 dígitos é mais forte e, portanto, mais difícil de ser violada.

Leia também:

1 comentário em “Como mudar a senha do celular”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *