Pular para o conteúdo

Como recuperar conta do Instagram

Teve seu Instagram invadido? Acompanhe com atenção o nosso guia completo e saiba como recuperar conta do Instagram em 2022. Confira!

O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros, especialmente porque oferece uma grande quantidade de novidades no feed, com fotos e vídeos curtos. 

Muitos usuários estão tento problemas com sua conta no Instagram, sendo invadidas por hackers e aplicando golpes em amigos e familiares, com falsos anúncios de venda de produtos, o já conhecido golpe do PIX e muitos outros.

No entanto, esse não é o fim da linha, pois existem soluções que poderão ser colocadas em prática para retomar o acesso e continuar aproveitando a plataforma. Quer saber como? Acompanhe o passo a passo da BH Tech Informática de como recuperar conta do Instagram.

Leia também:

Instagram invadido: Recuperar o acesso com redefinição de senha

O primeiro passo é o mais simples de todos, tentar recuperar o acesso ao Instagram fazendo a redefinição de senha, com envio de código de redefinição por e-mail ou celular, previamente cadastrados. Siga os passos a seguir:

  1. Acesse o Instagram, seja no computador ou via aplicativo oficial no iOS ou Android
  2. Selecione a opção “Esqueceu a senha”, localizada abaixo do espaço onde o usuário e a senha devem ser preenchidos
  3. Adicione o seu nome de usuário, o telefone ou o e-mail que foi previamente cadastrado com a sua conta
  4. Depois, basta escolher a melhor opção para receber o código referente à recuperação da conta
  5. Por fim, basta acrescentar o código que foi enviado e dar continuidade ao processo com os passos que forem exibidos na tela do seu aparelho.

É válido dizer que ao definir uma nova senha, não será possível retomar a senha anterior. Para que a sua conta fique ainda mais segura, é interessante ativar a opção de verificação em duas etapas

Outras formas de recuperar conta do Instagram

Se a tentativa inicial falhar, existem outras duas maneiras de conseguir recuperar conta do Instagram. Acompanhe:

Verificação do e-mail e suporte

Uma das maneiras mais seguras de conseguir recuperar a sua conta é verificando a caixa de entrada do e-mail.

Ainda que pareça uma atitude muito simples, ela é bastante eficaz, especialmente se houver alguma mensagem com o remetente “[email protected]”. 

Se houver alguma mensagem informando que o endereço de e-mail foi modificado de alguma maneira, basta clicar na opção “reverter essa alteração”, presente na própria mensagem.

No entanto, se outras informações sofreram com alguma alteração, outras medidas precisarão ser tomadas.

Se o usuário, ainda assim, não tiver a possibilidade de recuperar a sua senha por meio de um link de login, ele poderá pedir ajuda ao suporte do Instagram.

Para isso, é só clicar em “Precisa de mais ajuda?” e, em seguida, optar por “Não consigo acessar este e-mail ou número de telefone”. Após isso, um formulário será disponibilizado.

Perdi o acesso do e-mail

Caso o usuário não tenha acesso ao seu e-mail ou ao telefone que foi cadastrado no momento da criação da conta, todo o processo se torna um pouco mais complexo.

Dessa maneira, o passo a passo se torna externo, sendo necessário entrar em contato com o provedor responsável pelo e-mail do usuário. Em seguida, o sistema de ajuda do e-mail deve ser acionado para que haja a possibilidade de recuperação. 

Só assim, a conta do Instagram poderá ser recuperada, pois a empresa solicita a todos os seus usuários um contato contínuo com a sua caixa de entrada para que se mantenham atualizados de qualquer movimentação suspeita.

Recuperar conta do Instagram com link de login

Outra opção muito simples para permitir que os usuários saibam como recuperar conta do Instagram é por meio de um link de login emitido pela própria rede social.

Para saber se o usuário realmente possui uma conta, a plataforma precisará ser notificada para enviar esse link.

Caso deseje recuperar a conta, que é o principal propósito deste artigo, um e-mail precisará ser enviado para um endereço seguro, de preferência diferente do que foi utilizado no momento do cadastro da conta.

Em seguida, basta abrir o e-mail enviado pelo Instagram e seguir com todas as etapas que forem apresentadas.

Dicas para evitar novas invasões na conta

Uma das maneiras mais simples de impedir que a sua conta do Instagram seja invadida é manter os dados sempre atualizados, utilizar sempre uma senha segura e ativar o máximo de verificações de segurança possíveis.

Dessa maneira, as chances de um invasor conseguir descobrir suas senhas ou informações pessoais caem bastante, protegendo a integridade dos dados. Por isso, para conseguir deixar o seu Instagram ainda mais seguro para utilizar da forma correta, é preciso:

  • Ativar a autenticação em dois fatores: Para ativar a autenticação, basta seguir o caminho “Configurações – Segurança – Autenticação de dois fatores
  • Atualizar senhas e dados: Nunca compartilhe as senhas e outros dados com outros usuários. Sempre que possível, modifique as informações presentes na rede social
  • Prestar atenção em publicações da internet: Bão caia em ciladas e evite qualquer preço ou oferta com um valor abaixo do encontrado no mercado;
  • Não clicar em links que forem desconhecidos: Evite que criminosos virtuais tenham acesso ilimitado aos seus dados e sempre utilize um antivírus confiável no computador e smartphone.
  • Conferir se o Instagram enviou algum e-mail: Observe se há algum e-mail oficial do Instagram na sua caixa de entrada, acompanhando qualquer movimentação suspeita em sua conta;
  • Não compartilhar códigos de acesso: Qualquer mensagem que for recebida por SMS, WhatsApp ou e-mail devem ser utilizadas somente pelo titular da rede social.

Como saber se o meu Instagram foi invadido

Existem alguns sinais que podem comprovar, ou pelo menos ajudar a identificar, se o seu Instagram foi invadido. São eles:

  • Redefinição de senha sem solicitação: Um e-mail sobre alterações de dados de login chegou na sua caixa de entrada
  • Local de acesso diferente do comum: Uma atividade suspeita foi identificada pelo Instagram por causa de um acesso feito em um local diferente do habitual
  • Acesso com erro ou barrado: O usuário não consegue entrar em sua conta, pois ao efetuar o login ele é deslogado de forma automática ou há o informe de que a senha inserida não está correta.

O que fazer caso a conta tenha sido invadida?

Caso alguma das situações tenha ocorrido com a sua conta do Instagram, é importante tomar medidas para que haja a possibilidade de recuperação. Alguns dos passos mais recomendados são:

  • Verificar se houve alguma troca de e-mail de segurança, senha, telefone associado, imagem do perfil ou biografia
  • Observar se há algum conteúdo novo, que não foi postado pelo próprio usuário, no perfil
  • Identificar algum acréscimo ou redução de seguidores no perfil

Se alguma dessas situações tiver ocorrido com a sua conta, utilize as dicas para recuperar o seu perfil na rede social.

Ao descobrir como recuperar conta do Instagram, mantenha a segurança do seu perfil redobrada para garantir que não haja invasões ou prejuízos.

Como recuperar conta do Instagram
Como recuperar conta do Instagram

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *