Como desinstalar o Chromium

Se você chegou até aqui é porque está com problemas para remover o Chromium do seu computador utilizando o método tradicional, através do Painel de Controle do Windows, com esse artigo vamos ensinar você como desinstalar o Chromium definitivamente e evitar problemas futuros com malwares no seu computador.

Antes precisamos fazer uma pequena explicação, o Chromium é originalmente um projeto legítimo, é uma versão do Google Chrome de código aberto.

A versão perigosa do Chromium é maldosamente modificada (provavelmente essa que você deseja retirar), se instala automaticamente no seu equipamento, geralmente durante a instalação de algum outro aplicativo e substitui o seu navegador preferido sem a sua permissão.

Se você tivesse instalado propositalmente o Chromium através do site oficial para fazer algum teste, você não teria problema algum e conseguiria excluir o Chromium facilmente do seu computador, como provavelmente não é o seu caso, siga as etapas do tutorial abaixo. 

Conteúdo relacionado: Como deixar o Google Chrome mais rápido

Como desinstalar o Chromium completamente

Antes de desinstalar o Chromium você precisa encerrar o processo, para fazer isso pressione as teclas Ctrl + Alt + Del e será aberto o gerenciador de tarefas do Windows, na aba processos procure por “Chromium” e em seguida clique em “Finalizar tarefa”, também finalize todos os processos do Google Chrome.

Vamos precisar remover o Chromium manualmente do seu computador, para isso pressione a tecla com logotipo do Windows + R para abrir a caixa do “Executar”.

Em “Executar” digite o comando %appdata% e clique em “OK”, na janela que se abre clique na parte superior em “AppData” (conforme destaque na imagem abaixo) e em seguida em “Local”.

Como remover o Chromium de uma vez por todas

Dentro da pasta “Local” você vai encontrar a pasta “Chromium”, clique com o botão direito sobre ela e selecione “Excluir”.

Você deve repetir o procedimento nos atalhos do Chromium que encontrar na sua área de trabalho ou na barra de tarefas do Windows.

Como remover o Chromium definitivamente

Agora que já excluímos o Chromium “na unha” podemos utilizar uma ferramenta gratuita para fazer a desinstalação e limpeza de qualquer resto que ainda estiver presente no sistema.

Faça o download da versão gratuita do Revo Uninstaller e a instalação do programa no seu computador.

Inicie o Revo e procure pelo Chromium na lista de programas instalados, em seguida clique em “Desinstalar”, mantenha a opção que surgirá em “Moderado” e clique em avançar para desinstalar o Chromium definitivamente e fazer a limpeza do seu sistema.

Como excluir o Chromium do PC

Como evitar programas indesejados no seu computador

Para evitar problemas parecidos no futuro, procure sempre fazer o download dos seus programas favoritos diretamente do site oficial, é importante também que você tenha atenção durante a instalação e desmarque toda opção de software adicional que estiver sendo oferecida para instalação.

Para proteger o seu sistema, procure sempre que possível utilizar o antivírus Kaspersky no Windows, ele é considerado o melhor antivirus pago do mercado e você pode comprar com o melhor preço diretamente no site oficial clicando na imagem abaixo.

Banner Kaspersky

Além disso sempre mantenha as atualizações do Windows em dia no seu computador.

Se o orçamento não permite que você invista agora em uma solução premium de segurança para o seu computador, sugerimos a leitura do teste com os melhores antivirus gratuitos, você pode escolher um entre os mais bem avaliados e instalar no seu computador.

Gostou do nosso tutorial que ensina como desinstalar o Chromium? Se tiver alguma dúvida utilize os comentários, considere compartilhar esse artigo nas suas redes sociais!

Artigo atualizado no dia 29/05/2019, com acréscimo de informações e respostas de dúvidas nos comentários.

Como desinstalar o Chromium completamente do Windows

5/5 (5 Reviews)
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Conteúdo relacionado:

Melhores marcas de notebook 2019

Melhores Marcas de Notebook 2019

Anualmente o site internacional LapTop Mag divulga um ranking com as melhores marcas de notebook e tivemos algumas boas mudanças na lista

Como ganhar dinheiro no Youtube

Como ganhar dinheiro no Youtube

O YouTube cresceu muito. Tem muita gente usando, muitas pessoas fazem e querem fazer vídeos para o YouTube. E claro que isso

Este post tem 20 comentários

  1. Cara, MUITO obrigada!
    Quando esse tal de Chromium apareceu no meu computador, logo de cara percebi que havia algo errado, pois eu nem lembrava de ter instalado isso, tanto que esse programa começou a instalar outros programas, e o computador ficou bem, BEM lento.
    Bom, muito obrigada mesmo! A explicação é muito boa.

    1. Oi Eduarda, que bom que funcionou. Agradecemos o seu comentário!

  2. Infelizmente, desinstalo, mas ele retorna alguns dias depois. Que praga é esta??

    1. Oi Eunice, você está desinstalando seguindo os passos? Na hora da certo? Talvez seja interessante fazer uma verificação com AdwCleaner e MalwareBytes para analisar o sistema em busca de malwares.

  3. mto obrigada finalmente uma explicacao facil e eficaz

    1. Disponha Luana, que bom que ajudou você!

  4. Gostaria de deixar o meu agradecimento pela ajuda de grande valia! Muitos sites nos encaminham para links cheios de vírus, neste texto foram diretos e disponibilizaram um link totalmente de confiança do “revo” que resolveu o meu problema.
    Parabéns a todos!

    1. Que bom Natasha, obrigado por confiar nas instruções do site, precisando estamos por aqui!

  5. SOCORRO

    Já usei de todos os recursos e orientações, baixei o “Revo Uninstall” e não consigo desistalar o CHROMIUM. Não aparece nem nos programas do painel de controle e nem nos programas abertos pelo REVO. Ele aparece no AppData>Local, porém não consigo deletar da uma msg “A ação não pode ser concluída………..”

    1. Fala Luiz,

      Se aparece essa mensagem é porque algum processo está impedindo, tente além do processo do Chromium, finalizar também todos do Chrome.

      Caso não consiga, utilize essa ferramenta aqui: https://unlocker.br.uptodown.com/windows. Com Unlocker você vai conseguir apagar a pasta, mesmo com processos abertos!

  6. ajudou muito irmao, obg

    1. Valeu Caio, abraço!

  7. Muito bom! Post fácil e bem didático. Parabéns!

    1. Obrigado Cristiane, ficamos felizes que tenha te ajudado!

  8. Meu note estava encontrando malweres varias vezes ao dia, e sempre que eu iniciava o chromium entrava sozinho sem ter sido solicitado e não conseguia exclui-lo porque ele estava oculto para mim…Depois de ler este tutorial acabei com o problema de vez…Obrigado pela dica.

    1. Fala Nonato, que bom saber que o tutorial te ajudou.

      Um abraço da equipe da BH Tech Informática!

  9. Muito obrigada!
    Esse post foi muito útil!!!

    1. Oi Andréa,

      Que ótimo, ficamos contentes com esse feedback dos leitores.

      Abraço!

  10. Melhor explicação , só assim consegui remover esse maldito Chromium
    obrigado

    1. Opa, maravilha Erick!

      Um abraço!

Deixe uma resposta

Fechar Menu