Pular para o conteúdo

Como saber se o celular está com vírus? Aprenda

Aprenda como saber se o celular está com vírus analisando comportamentos típicos de uma infecção. Saiba também o que fazer se estiver mesmo com vírus no celular

ANÚNCIOS

Atualmente, os vírus não se limitam aos computadores como há alguns anos. Eles são mais modernos e perigosos e, com o advento dos smartphones, agora têm capacidade de invadir dispositivos móveis e causar danos e prejuízos. Mas como saber se o celular foi infectado por um desses vírus?

Com um mundo cada vez mais digital e conectado, é fundamental que tenhamos segurança e privacidade nas nossas movimentações on-line. 

Já que o nosso acesso à internet também mudou, na medida em que uma enorme parcela da população brasileira já possui bons smartphones.

ANÚNCIOS

Com esse advento tecnológico, devemos nos atentar cada vez mais à nossa segurança online. Os vírus podem invadir celulares e acarretar prejuízos financeiros e dar uma baita dor de cabeça ao usuário, na medida que dados pessoais podem ser vazados e seu aparelho pode ter sua vida útil diminuída. 

Agora fica a dúvida: como vou saber se meu celular foi infectado por um vírus ou não? Existem alguns sinais que me possibilitam saber se meu celular foi invadido? No artigo de hoje responderemos essas perguntas e forneceremos outras dicas para você ficar mais seguro on-line!

Leia também:

Vírus no celular: o que eles podem fazer?

Os vírus são programas desenvolvidos para invadir dispositivos digitais conectados à internet. Computadores, tablets e smartphones estão propensos a serem infectados por esses agentes, o que pode ser um problema sério para a privacidade e segurança digital de cada usuário.

Os vírus nos celulares funcionam de maneira semelhante aos vírus dos computadores. Dentre suas ações mais comuns, destacam-se:

  • Invasão de pastas com arquivos;
  • Apagar e criar novos programas e aplicativos;
  • Provocar lentidão no funcionamento
  • Roubar senhas e dados privados vinculados a sites como bancos e e-mail.
  • Acessar sua câmera e microfone do aparelho etc.

Portanto, eles se mostram uma grave ameaça a sua privacidade e segurança, podendo causar problemas pessoais e financeiros que deveriam ser evitados.

Como saber se o celular está com vírus

Existem alguns indícios que mostram que o seu celular pode ter sido invadido por algum vírus. 

Cabe destacar aqui que, os aparelhos Android enfrentam maiores desafios no combate aos vírus, comparados aos sistemas iOS da Apple, tidos como mais seguros por oferecerem uma maior proteção a seus usuários.

Dentre as anormalidades apresentadas pelo seu celular, caso infectado, podemos ressaltar:

Dispositivo travando com frequência

Se seu aparelho celular costumava funcionar normalmente, e agora passou a apresentar travamentos (demora na abertura e fechamento de fechar aplicativos e na abertura da lista de apps em uso, por exemplo) é sinal que o sistema dele pode estar sendo corrompido e sofrendo alguma influência externa. 

Esses travamentos podem aparecer junto com fechamento repentino de aplicativos em uso. Portanto, fique atento!

Consumo excessivo de pacote de dados

Caso seu plano de internet, que antes costumava durar todo o mês, agora não está durando a mesma quantidade de tempo com o mesmo uso, seu celular pode ter sido infectado. 

Os vírus podem usar a internet móvel do seu aparelho para trabalhar em rede e captar e transmitir seus dados para quem o projetou. 

Isso tudo, logicamente, na malícia e intenção de causar prejuízos ao dono do aparelho. Logo, desconfie de qualquer consumo excessivo de seus dados.

Aparelho mais quente que o normal

Mais um indicativo que pode existir um vírus trabalhando em segundo plano no seu celular é o fato de ele começar a superaquecer. 

Esse malware pode estar consumindo parte do processador do seu aparelho para executar suas tarefas, por isso o aquecimento anormal do celular, especialmente caso ele esteja no modo descanso ou em uso leve (modos que normalmente não superaquece um aparelho.)

Cabe destacar que essa anormalidade pode vir acompanhada com o gasto extra do seu pacote de dados, como explicado no ponto acima.

Erros constantes em aplicativos

Se os aplicativos baixados no seu celular passaram a abrir ou fechar repentinamente, ou até mesmo pararem de responder, te obrigando a reiniciar o aparelho, seu celular pode ter sido infectado. 

Os vírus podem estar tentando acessar os dados daquele ou até mesmo de outro app, ao passo que o sistema operacional pode estar tentando impedir esse ataque por meio do encerramento forçado desses aplicativos. 

Por isso também, que é importante manter seus apps atualizados, no intuito de detectar essas possíveis anomalias e corrigir potenciais erros de programação. Portanto, olho aberto caso seus aplicativos estejam se comportando de maneira esquisita.

Aparecimento de propagandas frequentes

O surgimento dos chamados “Pop ups” em diversos sites e até mesmo fora do navegador de internet pode ser sinal que seu aparelho foi contaminado. O excesso de propagandas invasivas são um sinal claro de infecção e podem causar um superaquecimento do seu telefone e um gasto excessivo do seu pacote de dados, portanto fique ligado nas propagandas em excesso!

Meu aparelho foi infectado, como devo proceder? 

Caso você perceba algumas anormalidades supracitadas no seu aparelho, é provável que um vírus tenha contaminado seu celular. Nós já temos no site um guia completo de como remover vírus do celular, aproveite para ler.

O que deve ser feito é a mesma coisa que deve-se fazer com um computador infectado, a escolha de um bom software antivírus, instalar e fazer uma verificação.

Entre na loja de aplicativos (Google Store em Android ou App Store da Apple) e baixe um app antivírus, pago ou gratuito, o que você considerar mais oportuno. Faça uma varredura completa no seu aparelho e esse antivírus irá encontrar softwares maliciosos instalados, removendo-os e “limpando” o seu aparelho, além de protegê-lo de futuras infecções. 

No entanto, é importante seguir algumas dicas para não ter seu dispositivo móvel contaminado novamente, ou até mesmo por uma primeira vez. Dentre as dicas, podemos recomendar:

  • Mantenha seu celular com o sistema operacional atualizado;
  • Evite navegar em páginas da web desconhecidas;
  • Não clique em links suspeitos em sites, e-mail ou redes sociais;
  • Não faça operações financeiras utilizando rede Wi-Fi públicas compartilhadas;
  • Nunca baixe aplicativos fora da loja oficial de seu aparelho (Google Store em Android ou App Store da Apple) 

Desse modo, você estará protegido contra futuros vírus que possam invadir seu celular e conseguirá saber se seu aparelho foi infectado ou não. 

Um dispositivo digital deve permanecer seguro contra ameaças de invasão no intuito de seu usuário poder extrair o melhor da vida em rede.

Como saber se o celular está com vírus? Aprenda
Como saber se o celular está com vírus? Aprenda

Assim, atente-se para as dicas para perceber se seu dispositivo foi invadido e abra o olho para eventuais episódios suspeitos que possam aumentar a vulnerabilidade on-line. Segurança digital é algo que deve ser levado a sério! 

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *