Pular para o conteúdo

Notebook desligando sozinho? Saiba como resolver o problema!

Problemas com o notebook desligando sozinho? Saiba como nossos técnicos identificam e resolvem essa incômoda situação.

Anúncios

Não importa o fabricante, desde as nacionais como a Positivo, passando pelas melhores marcas de notebook como Dell, Asus, Lenovo, Samsung, HP, o procedimento é o mesmo para todos eles, confira!

Leia também: Como instalar um antivírus no notebook

Notebook desligando sozinho quando esquenta

Como resolver problema notebook desligando sozinho

Se o notebook está desligando sozinho após um certo tempo de uso e apaga quando esquenta, o mais provável é que o problema esteja relacionado a superaquecimento do processador.

Geralmente o acúmulo de poeira e outros resíduos acaba tampando as saídas de ar do notebook e/ou impedindo que o cooler gire normalmente e refrigere o equipamento, causando o desligamento.

Anúncios

Você pode comprovar se o problema é com a temperatura do processador instalando um programas simples de monitoramento, nós sugerimos o HWMonitor.

Após download e instalação, execute o programa.

Notebook desligando sozinho - HWMonitor

Procure pelo nome do processador e verifique a temperatura média (Value), mínima (Min) e máxima (Max).

Faça tarefas comuns no sistema para aumentar o uso do processador e vá monitorando, geralmente o equipamento desliga quando a temperatura chega próxima de 80ºC – 90ºC.

Anúncios

Se o notebook não consegue ficar ligado tempo suficiente para fazer a medição, é mais um indício que o problema esteja mesmo relacionado a temperatura.

Conteúdo relacionado: Como limpar a tela do notebook

Como resolver?

Você vai precisar de um bom jogo de chave philips, um cartão de banco que possa ser danificado, um pincel limpo e pasta térmica, que você encontra com facilidade em lojas de informática.

Para quem não tem experiência para desmontar um notebook, a forma mais fácil é procurando vídeos de manutenção do seu notebook no Youtube.

Como o acervo de vídeos em português é pequeno, vamos utilizar pesquisas em inglês.

Vamos pegar como exemplo que você tenha um notebook Dell Inspirion 5010, se você não sabe o modelo do seu notebook é só olhar por baixo dele que você vai achar a identificação.

Na pesquisa digite “disassembly dell inspiron n5010″.

disassembly significa desmontagem em português

Se por acaso não encontrar, saia do YouTube e faça a pesquisa no Google.

Em 99% dos casos você vai achar vídeos e/ou instruções para o modelo do seu notebook.

Vamos desmontar o equipamento até chegar ao cooler, onde vamos precisar fazer uma limpeza e trocar a pasta térmica.

Abaixo um resumo do procedimento para a maioria dos modelos.

  • Retirar todos os parafusos da parte inferior
  • Retirar o drive de DVD
  • Retirar o teclado
  • Utilizar o cartão para soltar as duas partes do notebook
  • Retirar alguns componentes adicionais que impedem o acesso ao cooler
  • Limpar totalmente o cooler e as saídas de ar com o pincel
  • Limpar os resíduos e trocar a pasta térmica

A pasta térmica é um composto (geralmente branco ou cinza) que serve para eliminar pequenos espaços entre o cooler e a superfície do processador, quando você retira o cooler para a limpeza se torna obrigatório executar a troca.

Assista as instruções do vídeo e/ou tutorial com bastante atenção, para desmontar e remontar o equipamento, a posição de cada parafuso faz diferença para uma montagem perfeita.

Se executar todos os passos com atenção e muito provável que você tenha resolvido o seu problema.

Uma possibilidade em caso de não solução do desligamento, é um problema mais sério, com a solda do(s) chip(s) do equipamento, é necessário um procedimento mais complexo, chamado reballing que deve ser executado apenas por profissionais qualificados e equipamento adequado.

Notebook desligando sozinho do nada

Se o notebook está desliga sozinho de forma aleatória, as vezes o problema acontece pouco depois de ligado e as vezes após horas de funcionamento normal, o mais simples a fazer é verificar problemas com a fonte de alimentação.

Se com a bateria conectada e com carga o problema não acontece, você pode ter praticamente certeza que é esse o problema.

Retire a bateria e procure identificar algum mau contato na conexão da fonte no notebook ou na própria tomada.

Se não conseguir identificar, é muito provável que seja necessário substituir a fonte ou uma peça que recebe a conexão que fica dentro do notebook.

Se você conseguir outra fonte compatível para testar e o problema desaparecer, basta comprar outra com as mesmas especificações.

Se o problema for mesmo no notebook, você vai precisar de contratar ou conhecer alguém com experiência em eletrônica para confirmar o problema e substituir a peça, chamada DC Power Jack.

Outra possibilidade é um problema na placa mãe, nesse caso é mais complicado, com certeza você vai precisar de assistência técnica especializada.

Notebook desligando sozinho durante jogos

Esse é outro problema que pode estar ligado a superaquecimento, mais especificamente a temperatura da placa de vídeo.

O procedimento sugerido é o mesmo do início deste tutorial, desmontar, limpar totalmente o cooler e trocar a pasta térmica.

Você pode usar o mesmo programa para identificar e monitorar as temperaturas.

Cuidados básicos com o seu notebook

Alguns cuidados simples podem aumentar a vida útil e melhorar o desempenho do seu notebook.

Sempre utilize em superfícies limpas, planas e firmes, jamais no colo, sofá ou travesseiro.

Se preferir pode adquirir uma base própria para notebooks e utilizá-lo em qualquer lugar.

Faça uma manutenção preventiva no mínimo em um período anual para cuidar da limpeza e bom funcionamento do cooler e demais componentes.

Na parte de software, procure manter um bom antivírus instalado e atualizado para proteger o sistema e não ter dor de cabeça com malwares.

Faça todas as atualizações do sistema operacional e instale somente programas necessários.

Alguma dúvida adicional com o notebook desligando sozinho? Entre em contato e você será respondido por um de nossos técnicos especialistas.

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

14 comentários em “Notebook desligando sozinho? Saiba como resolver o problema!”

  1. Olá, meu notebook nunca deu defeito, e sempre funcionou normalmente, mas tem um tempinho que ele começou desligar, sempre que abro um site pesado, um aplicativo, um jogo, mesmo na tomada, desliga na hora. Obs: Uso muito tempo por dia.

  2. Boa tarde.. Meu notebook Sony vaio, está desligando sozinho e não consigo achar a solução. Já fiz de tudo, limpeza, testes, cheguei memória, vírus,HD. Fiz de tudo e não consigo resolver.. ligo ele e quando não mexo nele ele permanece ligado, quando começo a usar depois de um tempo ele desliga. Não sei o que pode ser, já fiz de tudo.. última esperança é uma assistência!

  3. Bom dia, o meu ele tem problema ao ligar, ele começa a iniciar e antes de concluir ele desliga fica tentar e repetindo o processo algumas vezes ate q por enfim ele ligar e depois funciona normalmente sem nenhum problema, qual pode ser a causa?

    1. Oi Thiago, ele desligava ou reiniciava? Pode ser um problema no sistema. Após o reparo automático que é feito na inicialização, ele funciona.

  4. Boa tarde! Tenho um notebook Samsung Rf511 já tenho há mais de 5 anos e nunca deu problema, mas uns 6 meses pra cá ele desliga do nada, já tentei soluções caseiras e não adiantou, até levei para uma assistência e não conseguiu resolver o problema. O notebook é excelente e não tenho condições de comprar um outro similar! Tem horas que ele funciona 8 horas sem problemas, mas na maioria ele não chega nem na parte da inicialização. Já formatei, troquei de sistema operacional e nada… Será que tem solução??

  5. O meu desliga de repente quando assisto filmes jogos videos etc.
    Ja mandei pra assistencis tecnica e trocaram a pasta termica e o cooler mas ainda continua desligando sozinho n sei mais oque fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *