Pular para o conteúdo

Melhores sites para testar velocidade da internet

Conheça os melhores sites para testar a velocidade da internet em 2022. Leia o guia e saiba como usar o velocímetro para medir qualidade da conexão. Acompanhe!

Anúncios

É bem comum se deparar com dias em que você percebe que sua conexão de internet está mais lenta que o normal, e se perguntar “qual a velocidade da minha internet?”.

Mas isso pode ser mais preocupante se notar que essa lentidão passa a se repetir de forma constante. Em casos assim, o problema pode não ser algo passageiro e, na verdade, pode indicar que você não está recebendo a velocidade contratada da sua operadora.

A boa notícia é que é bem simples de testar qual a velocidade da sua internet a qualquer momento e sem ter que pagar nada.

Anúncios

Ficou curioso para aprender como você pode conferir a velocidade da internet e saber se está recebendo o que paga no seu plano mensal?

Então confira o tutorial da BH Tech Informática a seguir com os melhores sites para você usar o velocímetro para medir a conexão. Acompanhe!

Leia também:

Melhores sites para testar a velocidade da internet

Para saber a velocidade da sua internet, não precisa necessariamente instalar nada no seu computador ou smartphone, basta utilizar algum dos diversos sites gratuito que realizam testes.

Anúncios

Por aqui vamos mostrar o passo a passo através dos dois principais e mais completos, o Speedtest e o Fast.

Speedtest

Um dos mais populares para testes de conexão de internet, o Speedtest é muito simples de usar.

Comece acessando o link a seguir: https://www.speedtest.net/.

Já dentro do site, você só precisa clicar no botão “Iniciar”. Algo super simples e isso começa o teste que mostrará a velocidade da sua internet naquele momento.

Speedtest - Iniciar teste de conexão da internet
https://www.speedtest.net/

Em seguida, você verá o teste em tempo real. O Speedtest fará uma medição da velocidade de download e de upload, um de cada vez.

O download é o mais importante, já que é a velocidade com que você baixa arquivos, consegue assistir conteúdo de streaming ou quão rápido carrega as páginas da internet, por exemplo.

O upload é o que define o quão rápido você consegue subir arquivos na internet ou fazer streaming de algum conteúdo na internet.

Vale mencionar que a velocidade de upload é sempre muito menor do que a de download, a menos que você tenha requisitado um acordo específico com sua operadora para ter uma velocidade maior.

Resultado da velocidade do download no teste de conexão do Speedtest
https://www.speedtest.net/

Quando o teste terminar, você poderá ver a velocidade dos dois e é aqui que deverá prestar atenção no download.

O número deve corresponder ao que você paga em seu plano de internet, então se você contratou 20 Mbps, ele deve mostrar que sua velocidade está o mais perto possível disso.

O teste para ser feito preferencialmente através da ligação do cabo de rede no modem ao equipamento (computador ou notebook), pois no Wi-Fi a velocidade pode oscilar muito mais, devido as variações no sinal. Se isso não for possível, faça o teste o mais próximo possível do seu modem.

Resultado do teste de conexão da velocidade da internet no Speedtest
https://www.speedtest.net/

Caso esteja tendo problemas com a internet, é natural que a velocidade apresentada esteja bem menor que a contratada. Felizmente, você pode repetir esse teste quantas vezes precisar, o que é bom de fazer ao longo do dia para ver se a situação muda ou continua assim.

Fast

Se quiser uma alternativa mais rápida e fácil de usar no celular, também podemos recomendar o site Fast, que pertence à Netflix e conta com uma interface bem mais limpa. Clique no link a seguir para acessar: https://fast.com/.

Assim que entrar no site, ele já começará a medir sua velocidade de internet, então você não precisa clicar ou fazer nada.

Teste de conexão usando o Fast, site gratuito desenvolvido pela Netflix para medir a velocidade da internet
https://fast.com/

Quando terminar, ele mostrará o resultado, mas você ainda poderá clicar em “Mostrar mais informações” se quiser ver ainda mais dados.

Resultado do teste final de conexão do Fast
https://fast.com/

Se fizer isso, será possível ver a latência e a velocidade do seu upload.

Assim como o Speedtest, o Fast pode ser usado quantas vezes quiser para que sempre saiba como está a velocidade da internet em determinado momento do dia.

Informações detalhadas da velocidade de conexão da internet oferecida pelo Fast
https://fast.com/

Se notar que a lentidão persiste, há algumas coisas que você pode fazer para tentar resolver a situação. Além disso, há alguns fatos que podem causar esse problema, como veremos no tópico abaixo!

O que fazer se a internet estiver lenta?

Depois de realizar o teste e constatar que a sua internet está lenta, é importante ter algumas coisas em mente.

A primeira e mais importante, já citamos acima. A velocidade que você recebe em seus dispositivos via Wi-Fi raramente conseguirá atingir o que você contratou, então é normal que ela seja mais lenta nesse modo.

Caso queira saber se esse é o problema, você pode conectar o seu computador (ou outro dispositivo compatível) no seu modem com um cabo de rede.

Essa conexão direta garante que você verá a velocidade real que está recebendo da sua operadora, então se quiser um jeito garantido de saber se está tudo certo, é só fazer isso. Se mesmo assim, não estiver com a velocidade que contratou, aí pode realmente estar com algum problema.

A primeira dica que podemos dar é que teste a internet em vários dispositivos, já que pode ser apenas um deles que está com problema na recepção do sinal. Feito isso, também reinicie seu modem, já que essa simples ação pode resolver diversos problemas com a internet.

Por fim e não menos importante, confira o nosso guia atualizado de Melhores Antivírus de 2023 e escolha um para fazer uma varredura completa no sistema. Principalmente se tiver o problema individualmente em algum computador, você pode desconfiar de algum vírus que possa ter infectado o equipamento.

Nossa sugestão é que você utilize alguma versão do antivírus Kaspersky.

Se nada disso resolver a lentidão, entre em contato com a sua operadora e relate o que está acontecendo. Pode ser que seja um problema no seu bairro e, neste caso, quanto mais pessoas reportarem a situação, mais rápido a operadora se sentirá pressionada a resolver o erro com a internet.

Se isso durar mais de alguns dias, você deve entrar em contato com a operadora de novo para relatar que não está recebendo a velocidade de internet que contratou originalmente.

Se não for atendido de forma satisfatória, pode ser mais vantajoso até procurar outro plano de outra operadora, já que a sua atual pode ter problemas em entregar a velocidade que promete na sua região.

Perguntas frequentes sobre velocidade da internet

Melhores Sites para Testar Velocidade da Internet: Guia 2022
Melhores sites para testar velocidade da internet

Gostou do conteúdo? Esse foi o guia da BH Tech Informática mostrando como testar a velocidade da internet, através dos dois principais medidores de velocidade disponíveis gratuitamente.

Tem uma dúvida ou sugestão? Utilize os comentários ao final da página.

Outras leituras recomendadas:

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

1 comentário em “Melhores sites para testar velocidade da internet”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *