Pular para o conteúdo

Internet lenta: 05 dicas para resolver e deixar a conexão mais rápida

Saiba como resolver problema de internet lenta, com 05 passos simples e eficientes. Confira como consertar uma conexão de internet ruim em 2023. Acompanhe!

Anúncios

Uma conexão de internet lenta prejudica e muito o cumprimento de tarefas simples no trabalho remoto, atrapalha o ping em jogos online e o entretenimento de ver filmes onlines.

Passa a ser uma experiência ruim utilizar as redes sociais e até de assistir um jogo de futebol, além de todas as demais atividades que fazemos através do computador ou de um smartphone.

Seja para o trabalho, estudos ou lazer, ter uma boa estabilidade e entrega da velocidade contratada da internet é primordial para ter uma conexão rápida e ter um experiência agradável no uso.

Anúncios

Para te ajudar, o time da BH Tech Informática separou 05 dicas simples, para tentar melhorar a velocidade da sua internet, antes de ligar para a operadora e reclamar da conexão. Acompanhe!

Leia também:

05 dicas práticas resolver o problema com internet lenta

São características de uma conexão de internet ruim, sintomas como:

  • Os seus downloads estão demorando mais do que o aceitável
  • Os sites que você precisa realizar suas pesquisas não carregam adequadamente
  • O filme que você quer assistir não para de travar
  • A página do navegador congela até para coisas simples como abrir um e-mail

Se a sua internet está lenta e/ou instável, saiba que nem sempre o problema está na qualidade do sinal que a operadora está entregando pra você, por isso antes de abrir uma reclamação, tente colocar em práticas as dicas que separamos a seguir.

Anúncios

Verifique os equipamentos que utiliza para se conectar a internet

Primeiro, é preciso conferir se o problema da lentidão não está no dispositivo em que você acessa a internet, já que computador travando ou um celular lento, pode dar impressão de problemas na internet, quando na verdade a falha está no aparelho.

É essencial utilizar um antivírus e fazer verificações em busca de algum software malicioso, que possa estar prejudicando o desempenho do equipamento e por consequência, deixando a internet lenta.

Nesse caso, analise quais desses softwares e apps podem ser excluídos e elimine esse consumo excessivo de memória. Também faça varreduras com programas de antivírus para acabar com todos os malwares que roubam seu consumo de internet e você não sabe.

No caso de aparelhos roteadores e modens, verifique se estão posicionados corretamente e sem a interferência de portas ou paredes entre os dispositivos digitais usados para entrar na internet, por exemplo. Esses aparelhos também não podem ficar expostos ao aquecimento constante, pois isso interfere em seu desempenho.

Outro ponto a conferir em relação a esses aparelhos é sua capacidade de gerenciar a internet, se forem muito antigos, estarão desatualizados e não serão capazes de captar e distribuir a internet com rapidez. Diante disso, quando for possível, atualize esses por equipamentos mais novos.

Você também pode conferir se a velocidade que você contratou é a velocidade que a operadora de banda larga está fornecendo para você. 

Existem testes de medição de banda larga disponíveis gratuitamente na internet, escolha um e caso a medição aponte a velocidade abaixo da contratada, entre em contato com a sua operadora e solicite a modificação.

Diminua a quantidade de guias abertas e limpe o histórico do seu navegador

Operações feitas em segundo plano por guias abertas no seu navegador consomem muita memória e tendem a deixar sua internet mais lenta. Por isso, enquanto você estiver online procure deixar o menor número possível de abas abertas.

O excesso de dados e informações de usuários (cookies) que ficam armazenados no seu navegador também deixam mais pesadas as suas execuções na internet. Então é importante sempre limpar o histórico (cache) do seu navegador.

Proteja sua rede de Wi-Fi de invasores

Existe a possibilidade de ladrões de banda larga estarem invadindo a sua rede e roubando sua conexão? Sim, existe. 

E, além de isso ser um incômodo por tornar sua internet mais lenta, é perigoso também. Pois nunca se sabe para o que esses penetras estão utilizando o seu Wi-Fi, então, caso eles existam, você precisa se livrar deles. 

Para isso, verifique a lista de aparelhos conectados à sua rede. Isso pode ser feito através de softwares de análises, disponíveis para os principais sistemas operacionais: Android, iOS, Windows, macOS e Linux. Procure o que você precisa, baixe e faça uma pesquisa sobre a sua rede. 

O software te dará uma lista com os dispositivos identificados (os que ainda estão em uso e os que já estão desconectados) e permitirá que você analise se são conhecidos e, os que não forem, você poderá bloquear diretamente no seu roteador através da página de configurações do seu dispositivo de rede. 

Por precaução, também troque a senha da sua rede com determinada frequência, e sempre escolha senhas que sejam fortes. 

Reinicie seu roteador/modem ocasionalmente

Essa é uma dica clássica dos atendentes de operadoras de internet quando você liga para reclamar da velocidade da sua banda e, apesar de ser óbvia, vale a pena reforçar. 

O processo de reiniciar esses aparelhos atualiza a memória RAM deles e encerra as execuções que congestionam o seu sistema, melhorando pontualmente a internet. 

Aceleradores de navegação também podem ajudar

Existem softwares criados para acelerar a sua navegação com a internet. Eles fazem pequenas modificações nos navegadores e permitem que sites e gráficos sejam carregados com mais facilidade, além de salvar fragmentos de páginas visitadas com certa frequência, permitindo que seu carregamento seja mais rápido em novas visitas.

Caso você decida instalar um desses programas, faça uma pesquisa detalhada sobre eles. 

Apesar de existir uma grande variedade de aceleradores confiáveis, um ou outro pode conter malwares, então dedique um tempo para procurar informações e ler as críticas sobre aquele que você escolher.

Coloque em prática essas dicas e se, ainda assim, o seu problema não for resolvido, você deve entrar em contato com seu provedor, talvez escolher outro plano de internet ou até mesmo contratar um provedor novo que atenda melhor às suas necessidades.

Internet lenta: 5 dicas para resolver e deixar a conexão mais rápida
Internet lenta: 5 dicas para resolver e deixar a conexão mais rápida

Esse foi o nosso guia para tentar te ajudar a resolver problemas com a internet lenta. Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de deixar uma sugestão, utilizar os comentários ao final da página que o nosso time vai tentar ajudar a todos.

Perguntas frequentes sobre conexão de internet lenta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *