Pular para o conteúdo

Como aproveitar um computador antigo

Até pouco tempo atrás, computadores eram artigos de luxo e poucas pessoas podiam ter um. Hoje em dia, felizmente, a realidade é diferente e boa parte da população mundial tem acesso a PCs, notebooks e tablets com mais facilidade.

Anúncios

Algumas vezes elas decidem comprar um equipamento novo porque o computador antigo ficou lento ou deu algum problema, mas na maioria dos casos é apenas por querer um equipamento mais moderno e, quando é assim, o antigo acaba jogado num canto mesmo que esteja funcionando perfeitamente.

Para se ter uma noção, durante o terceiro trimestre de 2021 foram vendidos 86,7 milhões de computadores em todo o mundo, são dados impressionantes. 

No entanto, existem outros dados sobre esse avanço tecnológico que também impressionam mas não são nada bons – em 2020, o mundo gerou 53,6 mega toneladas de lixo eletrônico, o equivalente a 7,3 kg por pessoas. 

Anúncios

Por isso, em tempos de necessária sustentabilidade, reaproveitar é uma palavra de ordem. 

Pensando nisso, a BH Tech Informática separou algumas ideias de aproveitar um computador antigo, que está juntando poeira, antes que ele contribua para mais toneladas de lixo eletrônico. Acompanhe!

Leia também:

10 Ideias para reaproveitar um computador antigo em 2022

Se você tem uma máquina que possui condições de reaproveitamento, confira algumas das nossas sugestões e dê um bom destino ao seu PC antigo. Veja abaixo as nossas dicas e aproveite!

Anúncios

Como aproveitar um computador antigo
Dicas para reaproveitar um PC antigo em 2022

1. Reutilize as suas peças 

Se o seu objetivo é montar um PC novo, você pode reaproveitar algumas peças e equipamentos do seu PC antigo e economizar. 

Por exemplo, se você tem um monitor bom, pode usar essa tela e comprar apenas o gabinete. Caso opte por isso, você precisa verificar a conexão do monitor com o novo computador, identificando qual tipo de cabo é usado para garantir a compatibilidade entre eles.

Você também pode aproveitar outras peças como HD e Memória RAM para turbinar um computador novo se as peças forem compatíveis e se houver espaço para utilizar partes novas.

2. Transforme-o em um servidor 

Se em sua casa existem mais computadores que são utilizados por sua família, transformar seu computador antigo em um servidor doméstico é uma ótima opção. 

Dessa forma, você pode armazenar neste computador todos os arquivos da família, como fotos, vídeos, músicas e permitir que todos acessem a partir dos seus próprios computadores. 

Além disso, também pode transformá-lo em um servidor de jogos, de streaming de multimídia, entre outras opções. 

Além de um servidor doméstico, seu PC antigo também pode ser utilizado com um servidor em uma pequena empresa, caso você tenha uma. 

3. Faça uma doação 

Por mais que o acesso aos computadores pessoais tenha sido ampliado e boa parte da população possa comprá-los, ainda existe uma boa parcela de pessoas que não possui condição de ter um PC, mesmo precisando muito. 

Por isso, verifique se você não conhece alguém que esteja precisando dessa doação. Também considere doar o seu PC para alguma ONG, escola ou instituição de caridade. 

Você também pode doá-lo para algum laboratório ou aluno de informática. Assim o PC pode ser desmontado e utilizado para o aprendizado sobre montagem e configuração de hardware

4. Use-o para aprender sobre um sistema operacional alternativo

A maioria das pessoas conhece e sabe como usar apenas o Windows. Se você é uma dessas pessoas, pode aproveitar seu PC antigo para instalar outro sistema operacional, como o Linux, e aprender sobre ele. 

O Linux possui opções de sistemas operacionais, chamadas “distribuições” que possuem funções distintas e interessantes, que podem ser boas alternativas para quem quer navegar em diferentes sistemas.

5. Transforme-o em um videogame retrô

Essa é uma ótima dica para quem gosta de jogos antigos, como os clássicos do Atari, Mega Drive, Nintendo, entre outros.

Já que computadores antigos normalmente podem lidar bem com jogos da sua época e há muitas versões de jogos retrô que funcionam em computadores e podem ser encontrados em plataformas de distribuição digitais de jogos, como o GOG (Good Old Games ou Bons Jogos Antigos, em tradução livre).

6. Crie um PC comunitário para sua família 

Se você possui uma família em que todos já têm seu próprio computador pessoal, estabelecer um PC em um cômodo comum pode ser uma boa forma de economizar tempo e ter uma opção que pode ser útil para visitantes.

O PC pode ser instalado na sala de estar, por exemplo, e ser utilizado para rápidas pesquisas na internet ou checagem de e-mail, além de poder ser utilizado para tarefas de casa pelas crianças que não querem ficar “presas” em seus quartos. 

7. Faça um sistema de segurança para sua casa 

Você pode utilizar uma webcam e conectá-la ao PC antigo para ter um sistema de segurança simples e funcional.

Você precisará de softwares que detectam movimento e acionam um alerta, por exemplo, para poder ser notificado quando há movimentos inesperados em sua casa. 

8. Transforme-o em um PC para testes

Se você já instalou algum programa alguma vez e acabou recebendo também uma série de malwares ou outros programas indesejados instalados automaticamente, sabe como essa situação é desagradável.

Seu computador antigo pode ser uma boa solução, para testar programas desconhecidos e descobrir como se comportam antes de arriscar seu computador novo.

Leia também:

9. Utilize-o para aprender como funciona um computador por dentro

Você pode destruir seu PC antigo para aprender a remontá-lo, separando as peças e entendendo como cada uma funciona.

Ainda é possível comprar uma placa-mãe nova e alguns componentes diferentes para criar uma máquina completamente diferente, sozinho e aprendendo na prática. 

10. Recicle

Muitas empresas que fazem computadores possuem alguma forma de reciclagem de eletrônicos e oferecem opções que são melhores para o meio ambiente.

A Dell e a HP, por exemplo, facilitam a reciclagem de seus aparelhos antigos através de sites que indicam como proceder e incentivam  a reciclagem, para diminuir o lixo eletrônico.

Pode ser que outras empresas perto de você também façam reciclagem de aparelhos eletrônicos, por isso é válido realizar uma busca sobre reciclagem em sua localidade. 

Lembre-se da sua segurança e faça o correto

Se você optar por se desfazer de seu PC antigo, deve lembrar-se de garantir a segurança de seus dados e dar a atenção necessária para a privacidade.

Por isso, antes de levar seu computador para a nova casa, verifique se você realizou os procedimentos necessários, se apagou todas as suas informações privadas e transferiu os arquivos importantes para outro dispositivo seguro.

Pode ser preciso realizar uma restauração de fábrica, para conseguir uma varredura dos dados e manter suas informações longe de pessoas com conhecimento técnico suficiente para restaurar os dados apagados e com más intenções. 

É possível, também, remover o disco rígido do computador antes de realizar a reciclagem, doação ou encaminhamento para outra pessoa, para garantir que seus dados estejam seguros. 

Todos precisamos assumir a responsabilidade de pensar em alternativas para diminuir o lixo eletrônico e minimizar o impacto negativo que pode causar em nosso planeta. 

Está ficando claro que o ciclo de vida dos aparelhos de tecnologia está cada vez mais curto, então resta a nós sermos mais conscientes e nos esforçamos para descartarmos somente o que for necessário e de maneira responsável. 

E aí, gostou das nossas dicas de como reutilizar o seu computador antigo? Então, coloque-as em prática e depois conte pra gente nos comentários como foi a sua experiência.

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

1 comentário em “Como aproveitar um computador antigo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *